Ações Realizadas - Combate ao COVID-19

16/09/2020

Capacitação de colaboradores e Desinfecção no Porto de Itaguaí

Em 16 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste (CCj L), realizou a desinfecção dos ambientes de trabalho no prédio administrativo e na entrada principal do porto, bem como no setor de permissão e no prédio da Guarda Portuária do Porto de Itaguaí. Além disso, a ação formou um total de 17 capacitados, entre civis e guardas portuários, para atuarem na desinfecção de suas dependências.

A desinfecção foi executada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e cobriu 2.200 m². Na oportunidade, através de instruções teóricas e práticas, difundiram as medidas sanitárias necessárias que devem ser adotadas diante do cenário de pandemia para a limpeza diária da instituição, ampliando o grau de prevenção na realização de atividades cotidianas de todos os colaboradores.

O Porto de Itaguaí está localizado no Município de Itaguaí e se trata do último atracadouro ao sul do Brasil antes dos contrafortes da Serra do Mar. Ocupando uma área de cerca de 7,2 milhões de m², é um dos principais polos de exportação de minério do país e principal porto concentrador de cargas do MERCOSUL.


15/09/2020

Comando Conjunto Leste realiza desinfecção em unidades de acolhimento da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em 15 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou a desinfecção em três espaços de acolhimento da Prefeitura do Rio de Janeiro e na 1ª Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos (CASDH), localizados na Zona Central do município. Na ação, as unidades que passaram pela desinfecção incluíram a Central de Recepção de Crianças e Adolescentes e dois Centros Provisórios de Acolhimento (CPAs): o CPA II, destinado a homens adultos, e o CPA IV, voltado ao público LGBT+. A desinfecção foi executada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e cobriu uma área de total de aproximadamente 3.000 m2. Os quartos, as recepções, as áreas de convivência, como salas de refeições e de TV, e salas administrativas foram os ambientes desinfectados pela equipe. Os CPAs e a Central de Recepção de Crianças e Adolescentes são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Os espaços fazem parte da rede de acolhimento da prefeitura para garantir a proteção à população que está em situação de vulnerabilidade.


10/09/2020

Comando Conjunto Leste realiza Ação Assistencial em Parada de Lucas e região

No dia 10 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou uma Ação Assistencial no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN), beneficiando cerca de 120 famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas pela Pastoral da Criança, na região de Parada de Lucas. A atividade contribuiu para minimizar os impactos financeiros e sociais causados pela pandemia do novo coronavírus.

A ação contou com a participação de militares na distribuição de, aproximadamente, 2 toneladas de legumes e verduras, disponibilização de 200 doses da vacina contra influenza e a distribuição de 2000 máscaras descartáveis. Na ocasião, os interessados também puderam cortar cabelo gratuitamente e a prestigiar a apresentação de músicos da Força de Fuzileiros da Esquadra.

Ressalta-se que, durante a preparação e distribuição de alimentos e na prestação do serviço de corte de cabelo, foram observados procedimentos sanitários rigorosos e todas as medidas de higienização obedeceram o protocolo das Forças Armadas.


09/09/2020

A Marinha realizou, em 3 de setembro, a descontaminação preventiva do Complexo Ver-o-Peso, maior feira livre da América Latina e um dos principais cartões-postais de Belém (PA). A ação foi executada por militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval, nucleada no 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib). Saiba mais


08/09/2020

Comando Conjunto Leste dá continuidade às ações de desinfecção nas estações de trem do Rio de Janeiro

Em 08 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste (CCj L), realizou a desinfecção nas estações de trem do Rio de Janeiro (RJ). Nesta manhã, foi a vez das instalações da estação de Engenheiro Pedreira ser atendida, visando prevenir a disseminação da Covid-19 no local, protegendo, assim, milhares de passageiros que utilizam o meio de transporte cotidianamente.

A ação foi executada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e cobriu uma área de 1695 m². Mezaninos, plataformas, escadas e rampas de acesso foram as áreas desinfectadas pela equipe. Até o momento, O CCj L já realizou ações de desinfecção em 17 estações da Supervia.

A Supervia é uma empresa que opera o serviço de transporte de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com uma malha ferroviária de 270 quilômetros, atende 12 municípios e, aproximadamente, 600 mil passageiros diariamente.


07/09/2020

Entre os dias 4 e 7 de setembro, por ocasião do feriado da Independência do Brasil, o Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte (GrEOpRibN), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, intensificou as ações de inspeção naval e a campanha de prevenção e combate à Covid-19 ao longo do Rio Guajará, na cidade de Belém (PA). Saiba mais


04/09/2020

Comando Conjunto Leste realiza, junto ao SESC Madureira, apoio à distribuição de alimentos

Entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou, no SESC de Madureira (RJ), o apoio à distribuição de gêneros alimentícios à população mais vulnerável, contribuindo para minimizar os impactos financeiros e sociais causados pela pandemia do novo coronavírus.

Durante o período, 14 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais participaram da atividade e fizeram o loteamento de produtos, a montagem de cestas de alimentação, além do carregamento dos veículos que transportaram as doações. A ação beneficiou, aproximadamente, 30 instituições entre creches, escolas e igrejas.

Ressalta-se que, durante a preparação e distribuição dos alimentos, foram observados procedimentos sanitários rigorosos e todas as medidas de higienização obedeceram o protocolo das Forças Armadas.


03/09/2020

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no período de 24 a 31 de agosto, ações de desinfecção em unidades da Secretaria de Estado da Tributação, localizadas na capital e em municípios do interior do Rio Grande do Norte. Saiba mais


03/09/2020

Comando Conjunto Leste intensifica desinfecção nas estações de trem do Rio de Janeiro

Em 03 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste (CCj L), intensificou a desinfecção nas estações de trem do Rio de Janeiro (RJ). Nesta manhã, militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) realizaram a desinfecção da estação de Gramacho, cobrindo uma área de 5.290 m2, com o objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19 no local, protegendo, assim, milhares de passageiros que utilizam o meio de transporte cotidianamente.

O CCj L já realizou ações de desinfecção na Central do Brasil, Vila Militar, Magalhães Bastos, Deodoro, Realengo, São Cristóvão, Maracanã, Méier, Olímpica de Engenho de Dentro, Nilópolis, Nova Iguaçu, Austin Queimados, e, ontem (02), as estações de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, também foram desinfectadas.

A Supervia é uma empresa que opera o serviço de transporte de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com uma malha ferroviária de 270 quilômetros, atende 12 municípios e, aproximadamente, 600 mil passageiros diariamente.


03/09/2020

Capacitação de colaboradores da Procuradoria Regional da União da 2ª Região

Em 03 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, capacitou 46 colaboradores da Procuradoria Regional da União da 2ª Região (PRU), na unidade do órgão, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), para atuarem na desinfecção de suas dependências.

A ação foi realizada por militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), que orientaram, através de instruções teóricas e práticas, os profissionais como adotar as medidas sanitárias necessárias diante do cenário de pandemia para a limpeza diária da instituição, proporcionando maior prevenção na realização de suas atividades cotidianas.

A PRU é a unidade do Ministério Público Federal (MPF) que atua perante o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) nos casos julgados em segunda instância na justiça federal. Além da atuação judicial, a Procuradoria também oficia extrajudicialmente por meio de medidas administrativas. A unidade tem jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.


02/09/2020

Estações de trem são desinfectadas

Em 02 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste (CCj L), realizou a desinfecção nas estações de trem de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), com o intuito de proporcionar maior segurança para milhares de passageiros que utilizam o meio de transporte para realizar suas atividades diárias, prevenindo a disseminação da Covid-19.

A ação foi executada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e teve como abrangência uma área estimada  de 5010 m².

Além das três estações citadas, o CCj L também já havia desinfectado a Central do Brasil, Vila Militar, Magalhães Bastos, Deodoro, Realengo, São Cristóvão, Maracanã, Méier, Olímpica de Engenho de Dentro, Nilópolis, Nova Iguaçu, Austin e Queimados.

A Supervia é uma empresa que opera o serviço de transporte de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com uma malha ferroviária de 270 quilômetros, atende 12 municípios e, aproximadamente, 600 mil passageiros diariamente.


01/09/2020

Desinfecção na Procuradoria Regional da União da 2ª Região

Em 01 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, ampliou a sua atuação no combate à pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, foi realizada a desinfecção na Procuradoria Regional da União da 2ª Região (PRR2), na unidade do órgão no Centro do Rio de Janeiro (RJ), com a finalidade de intensificar as ações de prevenção, proporcionando um ambiente mais seguro e limpo para os colaboradores.

A desinfecção foi executada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e cobriu uma área de 2525 m², beneficiando mais de 231 profissionais entre advogados da União, cargos administrativos, estagiários e colaboradores terceirizados que atuam pelo órgão.

A PRU2 é a unidade do Ministério Público Federal (MPF) que atua perante o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) nos casos julgados em segunda instância na justiça federal. Além da atuação judicial, a Procuradoria também oficia extrajudicialmente por meio de medidas administrativas. A unidade tem jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.


31/08/2020

Comando Conjunto Leste realiza desinfecção no Centro Provisório de Acolhimento a Idosos Moradores de Rua

Em 31 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou a desinfecção do Centro Provisório de Acolhimento a Idosos Moradores de Rua, no bairro da Lapa (RJ), com o intuito de intensificar as medidas de prevenção ao novo coronavírus, proporcionando um ambiente mais seguro e limpo para as pessoas acolhidas e colaboradores da instituição.

A desinfecção foi executada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e cobriu uma área de 530 m².

O Centro Provisório de Acolhimento a Idosos Moradores de Rua é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para atender a população de rua que está em situação vulnerável devido à pandemia do coronavírus.


28/08/2020

Comando Conjunto Leste realiza desinfecção na Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro

Em 28 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou a ação de desinfecção na Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, na própria sede do órgão, com o propósito de expandir e intensificar as medidas de prevenção ao novo coronavírus, proporcionando um ambiente mais seguro e limpo para o retorno das atividades de seus colaboradores.

A desinfecção foi executada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e cobriu uma área de 2756 m², beneficiando mais de 217 profissionais que atuam pelo órgão.

Criada em dezembro de 1993, a Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro foi o primeiro órgão dedicado exclusivamente ao controle interno no Brasil e tem como funções principais exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial das entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, razoabilidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas.


27/08/2020

Comando Conjunto Leste realiza capacitação de colaboradores da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)

Em 27 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, capacitou 9 colaboradores da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), na própria sede, para atuarem na desinfecção de suas dependências.

A ação foi realizada por militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), que orientaram, através de instruções teóricas e práticas, os profissionais como realizar o procedimento adequado para a limpeza diária da instituição, preparando-os para o retorno de suas atividades.

Na situação de isolamento social, a ação beneficia, aproximadamente, 30 colaboradores que trabalham presencialmente no local. A CONAB atua com o propósito de prover a inteligência agropecuária e participa da formulação e execução de Políticas Públicas, contribuindo para a regularidade do abastecimento e formação de renda do produtor rural. Possui importância estratégica ao oferecer informações técnicas ao Governo Federal para embasar a sua tomada de decisão quanto à elaboração de políticas voltadas à agricultura.


26/08/2020

Aeronave C-130 “Hércules” é desinfectada para transporte de gêneros alimentícios, material pessoal e sobressalentes para a Estação Antártica Comandante Ferraz

No dia 25 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio da Operação Grande Muralha e dentro do escopo de ações da Operação COVID-19, desinfectou a Aeronave C-130 Hércules, pertencente a Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão (RJ), para o transporte de gêneros alimentícios, material pessoal e sobressalentes com maior segurança para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

A desinfecção foi realizada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). Além disso, cabe destacar que a desinfecção dos gêneros alimentícios foi efetuada antes dos mesmos serem colocados na aeronave, assim como todo o material pessoal e sobressalentes, que, após prévia limpeza, foi distribuído aos militares que estão com Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo (touca, máscara, faceshield, Tyvek, luvas e botas).

A EACF foi reinaugurada em 15 de janeiro de 2020 com 17 laboratórios projetados e equipados para atender a uma multiplicidade de necessidades da comunidade científica brasileira, dentre as quais destacam-se: meteorologia, biociências, química, microbiologia, biologia molecular, bioensaios e de múltiplo uso.

Ressalta-se que o protocolo de higienização e desinfecção das Forças Armadas foi rigorosamente obedecido, assim como todos os procedimentos sanitários e medidas preventivas recomendadas pelos Ministérios da Defesa e da Saúde foram adotados para impedir a presença do vírus no continente Antártico. Além disso, assim que chegar à EACF o material passará por uma quarentena e será feito novo processo de limpeza e desinfecção.


25/08/2020

Colaboradores da Prefeitura de Paracambi (RJ) e Guardas Municipais de Mangaratiba (RJ) e Barra do Piraí (RJ) são capacitados

No dia 25 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, capacitou 23 colaboradores da Prefeitura de Paracambi (RJ) e das Guardas Municipais de Mangaratiba (RJ) e de Barra do Piraí (RJ), no prédio histórico da antiga Companhia Têxtil Brasil Industrial em Paracambi, para atuarem na desinfecção de suas dependências, hospitais e ambulâncias. No total, mais de treze secretarias receberam instruções para adoção das medidas sanitárias necessárias diante do cenário de pandemia, obedecendo o protocolo das Forças Armadas.

A ação foi realizada por militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), que orientaram os colaboradores, através de instruções teóricas e práticas, para a limpeza diária das instituições, preparando os locais para o retorno de suas atividades.

A Prefeitura de Paracambi atende a uma população estimada de 52.257 pessoas. Localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, a cerca de 120 km da capital, é conhecida por incorporar a região turística do Vale do Café.


20/08/2020

Capacitação e desinfecção no PARES Cáritas–RJ

A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realiza nos dias 19 e 20 de agosto a capacitação e a desinfecção no PARES (Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio) Cáritas – Rio de Janeiro – RJ.

O PARES atende a refugiados de mais de 60 nacionalidades; com os objetivos de promover o acolhimento, assegurar os direitos dos refugiados e criar condições para que eles possam reconstruir a vida no Brasil. Só no 1º semestre de 2020 a Cáritas-RJ teve 3.495 pessoas assistidas, e 13.159 atendimentos realizados.

“Com a capacitação e a desinfecção realizada pelo Comando Conjunto Leste será possível a reabertura com segurança, tanto para nossos colaboradores, quanto para aqueles que são atendidos por nós” afirma a Coordenadora do PARES Cáritas-RJ, Aline Thuller.

Os militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizam a capacitação dos colaboradores da instituição. Através de instruções teóricas e práticas a equipe aprende como dar continuidade na desinfecção e limpeza diária. Além da capacitação, houve também a desinfecção do local, realizada pelos militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais especializados em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.


17/08/2020

Desinfecção no Cristo Redentor

Rio de Janeiro - O Comando Conjunto Leste (Cmdo Cj L), em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e Parque Nacional da Tijuca, realizou uma desinfecção, no dia 13 de agosto, no monumento ao Cristo Redentor, trem do Corcovado e no Centro de Visitação das Paineiras. A ação faz parte dos preparativos para reabertura, em breve, do ponto turístico que é um dos locais mais visitados no Rio de Janeiro e símbolo do Brasil.

“Para o Comando Conjunto Leste é um orgulho. Nós estamos presentes nas principais ações em todo o Brasil, atuamos na Copa do Mundo e em outros eventos. Estamos sempre preparados para auxiliar”, declarou o porta-voz do Comando Conjunto Leste (Cmdo Cj L), Coronel Rego Barros.

Destaca-se que a equipe do Cristo Redentor foi capacitada no dia anterior para que a desinfecção possa ser feita diariamente pelos próprios funcionários.

Essa é mais uma ação de desinfecção das 424 já realizadas em locais públicos, como: rodoviárias, aeroportos, estações de trens, metrôs e barcas, hospitais e unidades de saúde, asilos, órgãos públicos, entre outras. A medida realizada para o combate ao coronavírus teve a participação de 60 militares da Marinha e do Exército, com o intuito de preservar a saúde e segurança dos visitantes do monumento ao Cristo Redentor.


14/08/2020

Desinfecção na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou no dia 14 de agosto, desinfecção na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ.

A Secretaria é responsável pela gestão e coordenação da Política Nacional de Assistência Social, Direitos Humanos, Envelhecimento Ativo e Direitos das Mulheres na cidade do Rio de Janeiro. Através das políticas públicas implementadas por ela são garantidos os direitos socioassistenciais dos cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade social, bem como o combate à violência contra a mulher.

Os militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR) fizeram a desinfecção em 21 salas, beneficiando mais de 390 funcionários da assistência social, que atuam no nível central.


13/08/2020

Desinfecção em creche

A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realiza no dia 13 de agosto, a desinfecção no Centro Educacional Dias Ferreira na Taquara, Rio de Janeiro – RJ. Participaram dessa ação militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR).


12/08/2020

Capacitação em desinfecção contra a Proliferação da COVID-19 / Secretaria de Saúde de Angra dos Reis-RJ
 
​Nos dias 11 e 13 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, tem realizado atividades de capacitação em desinfecção contra a proliferação da COVID-19, em parceria com a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis-RJ.
 
​A referida capacitação foi ministrada pelos militares da Escola de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, aos funcionários da empresa prestadora de serviços ao Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Angra dos Reis, sendo extensiva aos funcionários da área administrativa.
 
​Na ocasião, os instruendos obtiveram instruções teóricas e práticas atinentes a desinfecção e limpeza, de acordo com o protocolo do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, o qual é utilizado pela Marinha do Brasil.


10/08/2020

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no dia 6 de agosto, a desinfecção da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Paraíba (Ibama-PB), em João Pessoa-PB. Saiba mais


07/08/2020

No dia 6 de agosto, o Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha do Brasil, realizou o transporte de aproximadamente 5 toneladas de alimentos, do SESC de Madureira para a Paróquia Nossa Senhora da Guia, no bairro do Lins de Vasconcelos – RJ. A ação contou com o apoio do programa Mesa Brasil do SESC, uma rede nacional de banco de alimentos contra a fome e o desperdício.

O transporte foi realizado pelos militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, da Marinha. Com essa ação, a Paróquia Nossa Senhora da Guia distribuiu as cestas de hortifruti, nos dias 6 e 7 de agosto. para cerca de 300 famílias carentes da região.


07/08/2020

Marinha intensifica desinfecções em Queimados

Nas duas primeiras semanas de agosto, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, atuará com mais intensidade na cidade de Queimados, por meio de ações de desinfecção em Unidades de Saúde do município, a fim de mitigar a expansão da COVID-19 na região. As ações serão em conjunto com o Exército Brasileiro.

No dia 5, uma equipe composta por 18 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa Nuclear, Biológica Química e Radiológica (NBQR), realizou a desinfecção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Belmira Vargas. Além dessa unidade, a Marinha está se programando para atuar em mais três Clínicas da Família (CF) e dois Estabelecimentos de Saúde da Família (ESF) nos dias 11 e 12 de agosto. As CF atendidas serão a Pastor Julio Alves Sena, Dr Robson Romero e José Elias Peixoto. Os ESF serão o São Jorge, Tricampeão e Inconfidência.


06/08/2020

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 6 de agosto, o Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha do Brasil, realizou a desinfecção na Associação de Solidariedade à Criança Excepcional (ASCE), no bairro de Higienópolis, RJ. A ação, efetuada por 25 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), incluiu as instalações da FRASCE - Faculdades Reunidas da ASCE e da Escola Técnica da ASCE, tendo o objetivo de preparar o local para o retorno às aulas, previsto para ocorrer no dia 10 de agosto.

A ASCE é uma entidade filantrópica, que presta assistência preventiva e curativa às pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social, reabilitação e ampliação de qualidade de vida. A instituição, que realiza atendimentos gratuitos para as comunidades carentes, nas áreas da saúde e assistência social, atua também na área de educação, por meio da Faculdade e da Escola Técnica da ASCE.


04/08/2020

Militares dos Comandos Conjuntos de todo o País continuam apoiando ações de descontaminação em órgãos, repartições de saúde e locais públicos, no combate ao novo coronavírus. O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba desinfectou a Subseção do Foro da Justiça Federal em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Já na capital paraibana, o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado higienizou as instalações do Tribunal Regional do Trabalho/13ª Região, Fórum Maximiano Figueiredo. Saiba mais


31/07/2020

No dia 31 de julho, o Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha do Brasil, encerrou a semana de atividades de desinfecção e capacitação de pessoal nas principais Unidades de Saúde pública do município de Angra dos Reis. Como saldo da operação, foram desinfectadas 16 unidades de saúde, incluindo dois hospitais, pelos militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR). As desinfecções ocorreram nos bairros de Jacuecanga, Japuíba, Parque Mambucaba, Praia Brava e no Centro de Angra dos Reis. Os hospitais atendidos foram o da Praia Brava e o Hospital Municipal de Japuíba.

No dia 29 de julho, militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizaram a capacitação em desinfecção para 17 profissionais ligados a área de saúde. De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Coletiva de Angra dos Reis, a iniciativa fez com que as equipes de cada Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município se capacitassem, tornando-se multiplicadores da técnica de desinfecção e, consequentemente, contribuindo com as ações de enfrentamento à  Covid-19.


29/07/2020

O Comando Conjunto Leste, por meio dos militares da Marinha do Brasil, deu continuidade às ações de desinfeção e de capacitação de pessoal, em mais duas instituições localizadas no centro do Rio de Janeiro essa semana.
No dia 28 de julho, um destacamento com 26 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR) realizaram a desinfeção da Superintendência Administrativa da Advocacia-Geral da União (AGU). Hoje, dia 29, o mesmo tipo de procedimento foi realizado no prédio administrativo do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Paralelamente, uma equipe de militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo realizou um treinamento em procedimentos de desinfecção para funcionários da sede administrativa do INCA. A ação visa capacitar os trabalhadores a realizar a manutenção periódica do local, após a ação promovida pelas Forças Armadas.


28/07/2020

Angra dos Reis (RJ) - o Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha do Brasil, realizou a desinfecção das instalações do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no bairro Jacuecanga. A ação foi realizada em 28 de julho, por 26 militares defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR) do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.

Destaca-se que, nesta semana, haverá outras ações em Angra dos Reis, nas localidades de Parque Mambucaba, Frade, Japuíba e no centro. Além das desinfecções, os funcionários dessas unidades serão capacitados em procedimentos de higienização, pelos militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC).


27/07/2020

Hoje, dia 27 de julho, o Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha do Brasil, se fez presente no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro. Cerca de 15 militares pertencentes ao Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR) realizaram uma ação de desinfecção nas áreas comuns da Pequena Cruzada Santa Therezinha do Menino Jesus, e treinaram 42 funcionários em procedimentos de higienização. O propósito foi deixar as instalações aptas a receber alunos, e capacitar o pessoal para realizar a manutenção periódica do local, após o retorno às aulas.

A Cruzada é uma associação educacional beneficente religiosa, não governamental e sem fins lucrativos, que atua no acolhimento de crianças e jovens em risco social. A instituição provém educação em horário integral para cerca de 400 crianças, de 6 a 16 anos, sendo a maior parte moradoras de comunidades da Zona Sul do Rio.


27/07/2020

No dia 24 de julho, o Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha do Brasil, encerrou o cronograma de atividades de desinfecção e capacitação adotados nas cidades de Itapemirim e Marataízes, ambas no Estado do Espírito Santo, cumprindo uma semana de atividades intensas no controle da interiorização e expansão do coronavírus para essa região.

Como últimas ações desencadeadas naquelas cidades, os cerca de 40 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR) realizaram ações de desinfecção na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e nas duas instalações do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) com o objetivo de garantir a volta ao atendimento à sociedade civil de forma segura.

Hoje, dia 27 de julho, o Grupamento já está de volta ao Rio de Janeiro e realiza ações de desinfecção e de capacitação de pessoal no bairro da Lagoa.


27/07/2020
Militares da Força Aérea Brasileira executaram três missões transportando alimentos, materiais de higiene pessoal, Equipamento de Proteção Individual (EPI) [óculos, luva e máscaras] e álcool em gel para apoiar o combate à Covid-19 em Boa Vista (RR). Os voos foram realizados pela aeronave KC-390, que pertence ao 1º Grupo de Transporte de Tropa, e partiram do Rio de Janeiro (RJ) com materiais doados pela instituição de ajuda humanitária Cruz Vermelha. Saiba mais

 

22/07/2020

A Marinha do Brasil, atuando na Operação COVID-19, por meio Comando Conjunto Leste, vem realizando nesta semana, ações de desinfecção no estado do Espírito Santo.

No dia 22 de julho, as ações compreenderam a Prefeitura Municipal de Marataízes e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Cerca de 30 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR) foram enviados para a região com a missão de mitigar os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus. A Marinha do Brasil vem contribuindo no combate à proliferação da doença, ampliando as ações de capacitação e desinfecção em diversas regiões do país.


22/07/2020

A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou ações de desinfecção na cidade de Itapemirim – ES. Na ocasião as unidades de saúde do distrito de Itaipava foram atendidas durante o decorrer do dia 21 de julho. O Centro de Especialidades Médicas de Itaipava e a Equipe de Saúde da Família (ESF) de Itaipava contaram com a presença de militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR), responsáveis pela interiorização e expansão das atividades da Operação COVID-19 no estado do Espírito Santo.


21/07/2020

No dia 20 de julho, a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto do Leste, empregou militares do Grupamento de Fuzileiros Navais, habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica para execução das atividades programadas em contribuição ao combate do coronavírus.

As cidades de Marataízes e Itapemirim, receberam o apoio em desinfecção em diversos locais, como áreas públicas e instituições de relevância para a sociedade civil, dentre elas: Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Praça da Marinha, Farmácia Popular em Marataízes -ES, Equipe de Saúde da Família Maria da Penha, Centro de Convivência do Idoso, Praça Vila Itapemirim, Prefeitura Municipal em Itapemirim-ES. Os militares participantes da Operação COVID-19 em Marataízes receberam a Moção de Aplausos do Conselho Municipal de Saúde de Marataízes com o reconhecimento e assinatura do Presidente do Conselho, senhor Marco César Nunes de Mendonça.


20/07/2020

Marinha do Brasil promove ação de desinfecção nas estações de Supervia no Rio de Janeiro
    
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou a desinfecção das Estações da Supervia de Nilópolis e Nova Iguaçu. Cerca de 30 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, estiveram envolvidos na ação preventiva contra a propagação do coronavírus em áreas de grande fluxo de pessoas que necessitam do transporte público.

A SuperVia, concessionária responsável pela operação dos trens urbanos no Rio de Janeiro, atua com um cronograma de operações reduzido, mas ainda assim é um meio fundamental para aqueles que mantém seus deslocamentos necessários durante a pandemia. A presença da Marinha, por meio da Operação Covid-19, assegura o posicionamento em controlar e combater a disseminação do vírus.


20/07/2020

A Marinha do Brasil atua na prevenção e combate à COVID-19 em municípios do Espírito Santo

No período de 19 a 24 de julho, o Comando Conjunto do Leste, por meio da Marinha do Brasil, realiza ações de desinfecção nos municípios de Itapemirim e Marataízes, no Estado do Espírito Santo. As atividades marcam a expansão da Operação COVID-19 em ações de prevenção e combate ao novo coronavírus pelo interior da região Sudeste.

O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, em cooperação com as prefeituras locais, vai atuar nas áreas de grande circulação de pessoas como terminais rodoviários e praças públicas, unidades de saúde e órgãos administrativos nos dois Municípios do Espírito Santo.


17/07/2020

Marinha do Brasil promove ação de desinfecção no Hospital Federal de Ipanema

A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou a desinfecção no Hospital Federal do Ipanema, no dia 16 de julho. Militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, estiveram envolvidos na ação preventiva contra a propagação do coronavírus no hospital.

O Hospital Federal Ipanema é reconhecido pela atuação e capacidade cirúrgica, além de atendimentos clínicos. Dessa forma, a desinfecção realizada pela Marinha do Brasil, através da Operação Covid-19, traz ao hospital a disponibilidade da utilização das instalações para suas atividades essenciais. Na ocasião, músicos do Corpo de Fuzileiros Navais estiveram presentes trazendo entretenimento e leveza àqueles que necessitam de assistência de saúde do Hospital.


16/07/2020

Como parte das ações conjuntas no combate constante à Covid-19, a Marinha do Brasil por meio do Comando Conjunto Leste, vem colaborando com o programa Mesa Brasil do SESC Madureira, no período de 13 a 24 julho, na cidade do Rio de Janeiro. Dentre as ações, a MB contribui com o apoio logístico no recebimento, seleção e distribuição de alimentos para aqueles que se encontram em situações de dificuldade no cenário atual.

No dia 15 de julho, os militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, atuando junto ao SESC, promoveram o transporte e distribuição de meia tonelada de peixe que foram doados pelo SESC, ajudando aproximadamente 300 famílias em vulnerabilidade social. A ação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Lins, bairro do Rio de Janeiro.


16/07/2020

A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, continua promovendo ações de combate à proliferação do coronavírus. No dia 15 de julho, os militares envolvidos na Operação Covid-19 estiveram presentes no Instituto Nacional de Cardiologia, que é único hospital público realizando transplantes cardíacos em adultos e crianças no Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, foi realizada desinfecção das áreas de uso comum do Instituto, pelo Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais composto por militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.


15/07/2020

Na manhã da última terça-feira (14), o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou apoio logístico em ação social na comunidade indígena de Buíque, em Pernambuco. Os mantimentos, coletados pela Companhia Nacional de Abastecimento, foram transportados para a aldeia indígena de Kapinawá com o apoio de 62 militares, em 10 viaturas, totalizando 1.000 cestas básicas entregues. Saiba mais


14/07/2020

A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou a desinfecção no Hospital Federal do Andaraí, no dia 14 de julho. Cerca de 40 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, estiveram envolvidos na segunda ação preventiva contra a propagação do coronavírus ocorrida no local.

O Hospital Federal do Andaraí é a principal referência de assistência médica na área da grande Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro e a presença da Marinha por meio da Operação Covid-19, tem como objetivo assegurar o esforço conjunto no combate a pandemia para aqueles que recorrem ao sistema público de saúde. Na ocasião, os militares atuaram na desinfecção das áreas comuns do hospital, como recepção, corredores, emergência, salas de atendimento, entre outros, correspondente a 3950 m².

 

 


13/07/2020
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, nos dias 9 e 10 de julho, ações de desinfecção nas Varas do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nas cidades de Goianinha-RN e Currais Novos-RN.

Nas ações, foram empregados militares habilitados em estágios de capacitação, ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos dez Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do novo coronavírus no Brasil.

 

13/07/2020
No dia 9 de julho, o Comando 8º Distrito Naval, em conjunto com o Exército Brasileiro (EB), realizou a desinfecção preventiva de áreas de grande circulação no município de Sete Barras-SP. Foram contempladas as instalações da Prefeitura, Rodoviária, Unidade de Saúde da Família e Posto de Atendimento/ESF – Estratégia de Saúde da Família.

A ação, fruto da interoperabilidade entre as Forças no estado de São Paulo, conduzida pelo Comando Conjunto Sudeste dentro do contexto da Operação “Covid-19”, foi realizada por um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e militares do EB, qualificados em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.

 

09/07/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou, no dia 9 de julho uma Ação Cívico-Social na Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Lins - RJ, como parte das ações conjuntas no combate constante à Covid-19.

Dentre as ações realizadas, houve a distribuição de aproximadamente 5 toneladas de alimentos,  200 agasalhos e 2 mil máscaras produzidas pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais. A ação também contou com corte de cabelo à comunidade, disponibilizou 200 doses da vacina contra a influenza e com a participação de músicos do Corpo de Fuzileiros Navais.

 

07/07/2020
Na segunda-feira (6), o Comando de Fronteira Jauru, do 66º Batalhão de Infantaria Motorizado, integrante do Comando Conjunto Oeste, sediado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, combateu os crimes ambientais no município de Comodoro, em Mato Grosso, com postos de bloqueio e controle em estradas. As ações resultaram nas apreensões de caminhões com irregularidades de combustível e com cargas de madeira. Saiba mais

 

06/07/2020
Os Emirados Árabes Unidos doaram ao Brasil 10 toneladas de equipamentos médicos para auxiliar no combate à Covid-19. O material chegou na manhã desta segunda-feira (06), transportado pelo Boeing 787-9 da Etihad Airways. A aeronave pousou na Base Aérea de Brasília, ALA 1. Saiba mais

 

01/07/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou no dia 02 de julho ações de Desinfecção no Clube de Aeronáutica, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.  O clube da FAB recebeu cerca de 25 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR) para a desinfecção.

 

01/07/2020
De abril a junho, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba apoiou a produção de 18 mil máscaras de proteção respiratória, de acrílico e de tecido, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (Senai-RN).

Durante três meses, foram empregados militares da Base Naval de Natal e do Centro de Intendência da Marinha em Natal, bem como do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que atuaram sob orientação de instrutores do Senai-RN nas unidades do Instituto de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta.

 

 

29/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou no dia 29 de junho, apoio à Campanha de Vacinação do SEST/SENAT contra a Influenza no pedágio da TransOlímpica, em Sulacap, no Rio de Janeiro, com o objetivo de imunizar, os motoristas que trafegam pelo local. A ação aplicou 154 doses (sendo atendidos caminhoneiros, ajudantes dos caminhoneiros e civis) e contou com a participação de militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.

O Comando Conjunto Leste já aplicou mais de 120 mil vacinas nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A vacinação contra a Influenza não protege contra o Coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para a COVID-19 ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem das pessoas vacinadas.

A campanha tem o intuito de preservar a saúde da população em geral, com grande importância no fortalecimento do mecanismo de defesa do organismo e minimizando os riscos de contaminação.

 

 

29/06/2020
Os Ministérios da Defesa e da Saúde realizam série de ações para apoiar as comunidades indígenas no combate à Covid-19. Na manhã desta segunda-feira (29), decolou de Brasília mais uma aeronave da Força Aérea Brasileira levando médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Forças Armadas, além de itens de proteção individual e insumos médicos. Os profissionais e insumos vão beneficiar cerca de 2,5 mil indígenas das etnias Yanomami, Macuxi e Ye’Kuana que vivem nas reservas Yanomami e Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Essa equipe de saúde, composta por 21 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, atuará em conjunto com profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em 136 aldeias dos Distritos Sanitários Especiais (DSEI) Yanomami e Leste de Roraima.

Antes da decolagem, o Vice-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga, Assessor Especial do Ministro de Estado da Defesa, ministrou palestra no Auditório do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), Esquadrão Guará, e explicou para militares e jornalistas que o Ministério da Defesa possui um Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19.

 

 

26/06/2020
Como parte das ações conjuntas no combate constante à Covid-19, a Marinha do Brasil por meio do Comando Conjunto Leste, promoveu diversas ações no Complexo de abrigos de adultos e idosos Stella Maris, nessa sexta-feira (26).

Dentre as ações, ocorreu a desinfecção de todas as áreas comuns do local realizada por 50 militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – NBQR; também houve a distribuição de aproximadamente 2 mil máscaras produzidas pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais e para levar alegria aos moradores do abrigo, a ação contou com músicos da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais. Ao todo, 27 abrigos já foram beneficiados desde o início da pandemia.

 

 

24/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou a desinfecção na estação de trem de São Cristóvão e o Exército Brasileiro na estação de trem do Maracanã, ambas da SuperVia.

Participaram das ações cerca de 80 militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais - NBQR e do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército.

O objetivo é contribuir no combate à COVID-19 e para isso foram utilizados materiais de desinfecção nas catracas de acesso à estação, áreas de embarque e desembarque do trem, escadas, elevadores, entre outros.

 

 

23/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou, na madrugada de terça-feira (23), a ação de Desinfecção na Estação do BRT da Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro.

A atuação de cerca de 50 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR), ocorreu durante o horário noturno, para não impactar o funcionamento do transporte de passageiros.

 

 

22/06/2020
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no dia 19 de junho, ações de desinfecção no Procon Natal e na Secretaria Municipal de Planejamento de Natal. Saiba mais

 

 

19/06/2020
A Agência da Capitania dos Portos em Camocim intensificou, no período de 9 a 16 de junho, as ações de inspeção naval nas praias, rios e lagoas localizadas no município de Camocim-CE, cidade que ocupa mais de 10% do litoral cearense.

 

 

19/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou ações de Desinfecção na Advocacia-Geral da União e de Capacitação em Desinfecção na Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro. A Advocacia-Geral da União recebeu cerca de 50 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR) para a desinfecção. Já na Cruz Vermelha Brasileira, 35 pessoas, dentre funcionários e voluntários, foram capacitadas em desinfecção por militares da Escola de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC).

 

 

17/06/2020
No dia 17 de junho, a Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, do Comando do 4º Distrito Naval, nucleada no 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas, realizou a descontaminação preventiva do prédio da Superintendência da Receita Federal, em Belém-PA. A ação teve como foco a descontaminação de todas as salas internas de todos os andares do prédio, banheiros, alojamentos, recepção, toda a área do subsolo, áreas externas e viaturas. A equipe descontaminou também, nos dias 8 e 9 de junho, os 20º e 21º Batalhões de Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA). Mesmo com o isolamento social, a PMPA continua recebendo diversas demandas de atuação na Região Metropolitana de Belém-PA. A Marinha, em coordenação com o Ministério da Defesa, presta apoio aos órgãos públicos para mitigar ao máximo os impactos causados pelo novo coronavírus.

 

 

16/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou Capacitação de Desinfecção na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (16). Militares da Escola de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo conduziram a capacitação para 37 funcionários da Câmara, abrangendo formas de utilização correta de EPI e produtos para desinfecção do local.

 

 

15/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou nesta segunda-feira, 15 de junho, ação de desinfecção na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Participaram da ação os militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais - NBQR.

 

 

14/06/2020
Neste domingo, 14 de junho, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10), realizou a desinfecção da Secretaria Municipal de Educação de Natal. O trabalho foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura.

 

 

11/06/2020
Chegou na manhã desta quinta-feira(11) uma carga de material hospitalar do Hospital das Forças Armadas (HFA) para o Hospital Geral de Belém. São aproximadamente 250 kg em 30 caixas. No total de: 2 respiradores, 2 mil máscaras, 5 mil luvas, 2 mil capotes e 2 mil toucas.

 

 

09/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou nesta terça-feira, 09 de junho, desinfecção no abrigo de idosos Hotel Girassol, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Durante a ação foi realizada uma apresentação musical para os cerca de 60 idosos, em condições de vulnerabilidade social, atendidos no local. Participaram da ação militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais - NBQR.

 

 

08/06/2020
No período de 2 a 5 de junho, a Marinha do Brasil, em apoio à Prefeitura Municipal de Salvador-BA, realizou a segunda etapa de entrega de cestas básicas à população soteropolitana que vive em situação de vulnerabilidade social causada pela pandemia do novo coronavírus. Durante a ação, 220 militares distribuíram cerca de 8 mil kits de alimentos.

Saiba mais

 

 

08/06/2020
A operação interministerial do Governo Federal, destinada a prestar apoio de saúde às populações indígenas da região do Alto Rio Negro, no Amazonas, teve as suas primeiras atividades no domingo (7). A base da missão fica no município de São Gabriel da Cachoeira, com 45 mil habitantes, sendo que 90% são indígenas. De São Gabriel da Cachoeira, diariamente, a equipe parte para a sede de um Pelotão Especial de Fronteira (PEF) para prestar apoio de saúde.

Saiba mais

 

05/06/2020
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no dia 4 de junho, a desinfecção da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, em Natal-RN.

Como ação de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, foram empregados militares habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em estágios de capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval.
Saiba mais

 

04/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou nesta quinta-feira, 04 de junho, a distribuicão de cerca de 3 toneladas de alimentos perecíveis para a Paróquia Nossa Senhora da Guia, que atende as comunidades do complexo do Lins, no entorno do Hospital Naval Marcílio Dias, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Os alimentos foram arrecadados pelo Programa "Mesa Brasil - SESC-RJ". Participaram da ação militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.


03/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou nesta quarta-feira, 03 de junho, apoio à campanha de vacinação do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), no Terminal Rodoviário de Campo Grande. Foram aplicadas 250 doses de vacina contra a gripe. Participaram da ação militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.


03/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou nesta quarta-feira, dia 03 de junho, capacitação e desinfecção na Unidade Socioeducativa, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, na Ilha do Governador. Participaram da ação militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais - NBQR.


02/06/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, auxilia o Programa "Mesa Brasil SESC". De 1 até 12 de junho, militares realizam a organização, a triagem e a preparação de kits com alimentos não-perecíveis, arrecadados e distribuídos pelo SESC Madureira, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Os alimentos são destinados à população em situação de vulnerabilidade. Participam da ação cerca de 30 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.


30/05/2020
Neste sábado (30), o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, realizou a desinfecção da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A atividade contou com militares habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval. #OperaçãoCovid19


28/05/2020
Nesta quinta-feira (28), a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, desinfectou o Hospital Municipal de Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Além da desinfecção, houve ação de alento, com apresentação musical.

Especializados em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), os militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais descontaminaram áreas como enfermarias, recepções, laboratório, capela, consultórios, salas de isolamento, de estar e dos médicos, entre outros.

Também como homenagem ao Dia do Serviço de Saúde, comemorado ontem (27), músicos da Banda da Força de Fuzileiros da Esquadra tocaram canções na área externa do hospital, como uma forma de levar alento aos pacientes e funcionários do local.


27/05/2020
Nos dias 26 e 27 (terça e quarta-feira), a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, prestou apoio à Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizada pelo Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e Bolsa de Gênero Alimentícios (BGA-RJ). A ação imunizou cerca de 500 pessoas, em frente ao Mercado São Sebastião, na Penha.

Militares enfermeiros do 1° Batalhão de Infantaria Riachuelo, da Marinha do Brasil, atuaram na vacinação. O foco da ação foi imunizar trabalhadores do setor de transportes e cargas, caminhoneiros e profissionais que atuam no Mercado São Sebastião. Além da vacinação, houve, nos dois dias da campanha, orientações e entrega de kits de prevenção, assim como orientações médicas contra a covid-19.


27/05/2020
Dando continuidade às ações de combate à proliferação do novo coronavírus, a Marinha do Brasil realizou, por meio do Comando Conjunto Leste, a desinfecção do Hotel Solidário de Bonsucesso, da Prefeitura do Rio. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (27).

Com caráter preventivo, a atividade foi desenvolvida por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpFuzNav-DefNBQR). Na ocasião, ambientes como quartos, recepção e biblioteca, e objetos como mesas, cadeiras e camas, entre outros, foram desinfectados.

O Hotel Solidário de Bonsucesso, inaugurado em 2017 pela Prefeitura do Rio, possui hoje 21 profissionais (de serviço social, psicologia, educação, cozinha e serviços gerais) e atende, em média, 50 adultos.


25/05/2020
A semana começou com mais uma desinfecção realizada pela Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste. Nesta segunda-feira (25), foram desinfectadas as áreas comuns da Fundação de Estudos do Mar- Femar, localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Participaram da ação, mais de 30 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpFuzNav-DefNBQR). Escadas, biblioteca, auditório, salas de aula, administrativa e de professores; saguão e banheiro foram as áreas desinfectadas pela equipe.


25/05/2020
A Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT), subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, em parceria com as Prefeituras dos Municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, no Amazonas, durante as atividades diárias de inspeção naval, vem orientando embarcações de transporte de passageiros a se dirigirem aos pontos de controle da Vigilância Sanitária, como medida de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus. Somente no período de 20 de março a 18 de maio, a CFT realizou 934 inspeções navais nas embarcações dos municípios.


22/05/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, promoveu, na última quinta-feira (21), mais uma capacitação técnica em desinfecção. O treinamento aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle- CICC (Polícia Estadual), na Cidade Nova (RJ), e capacitou profissionais que atuam no CICC e na área de segurança do Rio de Janeiro.

O objetivo da ação visa a multiplicação do conhecimento em desinfecção. Receberam o treinamento, integrantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, policiais civis e militares, assim como funcionários da administração e de limpeza geral do CICC.


21/05/2020
Como parte das ações da Operação Covid-19, a Marinha do Brasil, realizou, por meio do Comando Conjunto Leste, nesta quinta-feira (21), mais desinfecções. As rodoviárias de Piabetá e de Magé, assim como a delegacia desse município, foram contempladas com a ação.

Mais de 50 militares foram envolvidos. Escritórios, escadas, corredores, bancos, guichês, entradas e saídas, assim como embarque e desembarque de passageiros estiveram entre as áreas desinfectadas. As desinfecções foram realizadas por uma equipe especializada em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav-NBQR).


21/05/2020
Na tarde desta quarta-feira (20), o Comando Conjunto Leste, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, promoveu, no Pavilhão das Artes, do RioCentro, uma capacitação técnica em desinfecção voltada para profissionais de veículos de imprensa. Além do treinamento, houve ação de alento, quando músicos das três forças tocaram canções de MPB na área externa do Hospital de Campanha existente no local.

“Estamos completando 60 dias de operação. Nesses 60 dias, a desinfecção é uma das ações que mais têm se destacado, e começamos a realizar a capacitação em desinfecção como forma de disseminar o conhecimento, para que outros possam fazer também”, revelou o Comandante do Comando Conjunto Leste, General de Exército Julio César de Arruda.

A ação ocorreu com o objetivo de capacitar e orientar os profissionais de imprensa, que fazem parte de um dos serviços essenciais nessa pandemia e que estão em contato constante com a população, visando a segurança não apenas do profissional, mas também de outros cidadãos que eles têm contato. “São profissionais que estão se expondo, todos os dias nas ruas, para realizarem seu trabalho”, disse o Chefe do Estado Maior do Comando Conjunto Leste, Contra- Almirante (FN) Cláudio Eduardo Silva Dias, que completou lembrando que “além disso, eles poderão agir como disseminadores, multiplicando para a sociedade o conhecimento adquirido hoje”. 


19/05/2020
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, realizou, nesta terça-feira (19), mais uma ação de capacitação e desinfecção. Dessa vez, foi no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, assim como na UPA anexa ao hospital, ambos em Duque de Caxias. Na ocasião, houve apresentação de músicos da Banda da Força de Fuzileiros da Esquadra, que levou alento aos pacientes e profissionais de saúde que trabalham no local.

 


17/05/2020
Neste domingo, 17 de maio, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10), realizou a desinfecção da Escola do Governo e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), em Natal.

O trabalho de desinfecção foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura.

 

14/05/2020

Marinha realiza ação de desinfecção no CICC

A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, desinfectou nesta sexta-feira (15), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro.

Mais de 20 militares especializados em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFNav- NBQR) participaram da ação.

Áreas de uso comum, além de objetos como mesas, cadeiras e computadores passaram pela desinfecção.

 

14/05/2020
Para combater a disseminação do novo coronavírus as Forças Armadas intensificaram as desinfecções das áreas comuns de diversas localidades por todo o País. Uma das igrejas mais tradicionais de Belém, no Pará, a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, construída em estilo neoclássico, teve suas áreas internas e externas descontaminadas por cerca de 50 militares.Saiba mais

 

13/05/2020
No dia 8 de maio, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba concluiu mais um Estágio de Capacitação em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e realizou descontaminação do Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA) em Natal-RN.
Em estágio, sediado no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), foram qualificados voluntários da Cruz Vermelha, com a finalidade de ampliar o efetivo de agentes de desinfecção habilitados para serem empregados em ações de descontaminação de ambientes, material e pessoal.Saiba mais

 

11/05/2020
Marinha apoia campanha de vacinação
A Marinha do Brasil, através do Comando Conjunto Leste, dá continuidade ao apoio a Campanha de Vacinação contra gripe influenza (H1N1), hoje (11), no posto do Detran, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFNav) que são técnicos em enfermagem realizam a vacinação no público geral, em um sistema de “drive-thru”. A ação que ocorre até o fim desta semana atende a uma solicitação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e visa desafogar o sistema de saúde garantindo a imunização do maior número de pessoas possível.

 

10/05/2020
O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, suspendeu no dia 6 de maio para a região do Baixo Pantanal, em apoio à Prefeitura Municipal de Corumbá, para ação em prol de famílias ribeirinhas. Saiba mais

 

08/05/2020
O Comando Conjunto Leste por intermédio da Marinha do Brasil realizou nesta sexta-feira, 08 de maio de 2020, a desinfecção do Hospital Federal de Andaraí, no Rio de Janeiro. A atividade faz parte das ações contínuas realizadas pelas Forças Armadas no combate ao novo Coronavírus por todo o país. Cerca de 30 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFNav) especializados em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica desinfectaram áreas hospitalares, como sala de tomografia, consultórios, áreas administrativas e de recepção de pacientes, além das áreas externas do Hospital.

 

08/05/2020
“Cuidar das nossas instalações é garantir a permanência no combate! ” É com esse entusiasmo que as Forças Armada vêm atuando e apoiando a sociedade no enfrentamento à COVID-19. O Hospital Militar de Área de Recife (PE) implantou o projeto “Cuidando do Cuidador”, voltado para melhorar a resistência dos militares de saúde, atuando com ênfase na medicina tradicional chinesa, na aromaterapia, no reiki e nos florais do sistema Saint Germain. Saiba mais

 

06/05/2020
O Comando Conjunto Leste, por intermédio da Marinha do Brasil realizou na manhã desta terça-feira (05), a desinfecção do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Cerca de 34 militares do Batalhão de Engenharia do Corpo de Fuzileiros Navais participaram da ação, eles são especializados em defesa Nucelar, Biológica, Química e Radiológica. Áreas comuns dos prédios do hospital foram descontaminadas como almoxarifado, rampa de acesso, área administrativa, além de setores hospitalares como as salas de exames de raio-x, de mamografia e de tomografia, totalizando 1.510 m2 de área desinfectada. Durante a ação foram utilizados oito litros de água sanitária e 26 litros de álcool 70%. #OperaçãoCOVID19

 

03/05/2020
Na manhã deste domingo (03), a Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas realizou, como parte integrante do Comando Conjunto Norte, a descontaminação do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Pará. #OperaçãoCOVID19

 

03/05/2020
Militares da Agência Fluvial de Cáceres, subordinada à Capitania Fluvial de Mato Grosso, estão aproveitando as inspeções navais para reforçar as orientações de prevenção ao novo coronavírus junto à população, durante as abordagens às embarcações.

 

01/05/2020
A Marinha do Brasil, como parte do Comando Conjunto Leste, atuou na desinfecção do Terminal Rodoviário de Caxias, ontem (30). Foram enviados diversos militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica para mais uma ação de combate ao novo coronavírus.

 

01/05/2020
A Capitania Fluvial de Santarém, Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, têm intensificado as ações de conscientização da população sobre prevenção ao novo coronavírus. Na manhã de ontem (30), durante Inspeção Naval no "Porto do Mercadão 2000", em Santarém-PA, foram distribuídos para tripulações de embarcações materiais informativos sobre formas de prevenção à COVID-19.

 

28/04/2020
Modificar os hábitos em razão do coronavírus não é nada fácil. Diante da pandemia, todo cuidado é pouco na hora de tocar objetos, manter a higiene das mãos, evitar tocar o rosto ou descalçar os sapatos ao chegar em casa, entre outras atitudes imprescindíveis a serem adotadas no dia a dia. Se nem os adultos estão acostumados com tais procedimentos, muitas vezes parece ser difícil promover a mudança de hábitos entre as crianças. Saiba mais

 

27/04/2020
Para proteger militares e civis que atuam no enfrentamento à pandemia da COVID-19, as Forças Armadas se adaptaram para desempenhar uma nova tarefa. Em diversas localidades, Organizações da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira estão produzindo máscaras de tecido para serem distribuídas entre os públicos interno e externo. Saiba mais

 

26/04/2020
Neste domingo (26), o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, realizou a desinfecção da Câmara Municipal de Natal. A atividade contou com militares habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval.

 

25/04/2020
Marinha do Brasil capacita funcionários do Aeroporto do Galeão para atuarem no combate à pandemia da Covid-19.
A Marinha do Brasil (MB) ministrou, na manhã desta sexta-feira (24), instruções teóricas e práticas de ações de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) para as equipes que atuam no Aeroporto Internacional Galeão / Tom Jobim, no Rio de Janeiro-RJ.

 

23/04/2020
Militares do Corpo de Fuzileiros Navais treinados em procedimentos de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica realizaram a desinfecção da Rodoviária do Rio, no bairro de Santo Cristo, no Rio de Janeiro, na manhã de hoje (23). A ação, em coordenação com o Comando Conjunto Leste, está inserida no contexto da #OperaçãoCOVID19, do Ministério da Defesa.

 

22/04/2020
A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas realizou, no dia 21 de abril, a descontaminação da Fundação ParáPaz, contribuindo no combate à proliferação do novo coronavírus, em Belém-PA. A ação teve como foco a descontaminação de todos os compartimentos internos e externos do prédio.

 

20/04/2020
O Comando Conjunto Nordeste, por meio da Capitania dos Portos do Ceará, realizou a desinfecção do Porto de Fortaleza, localizado no bairro Cais do Porto, nesta segunda-feira (20). Trinta militares capacitados em descontaminação de ambientes, material e pessoal, orientados por militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, participaram da atividade.

 

18/04/2020
Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, realizou, neste sábado (18), a descontaminação do Terminal Marítimo de Vera Cruz, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica. Durante a operação, uma das medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19, foi seguido o protocolo para desinfecção emitido pelo Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil.

 

18/04/2020
A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqRspNBQR) conduzida pelo 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, organização subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, realizou, na manhã desta sexta-feira (17), a descontaminação de áreas consideradas críticas do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, situado no bairro São José, Zona leste de Manaus-AM.
A Unidade de Saúde, atualmente, tem recebido uma alta demanda de pacientes com síndromes respiratórias agudas graves, entre elas, casos suspeitos da Covid-19.

 

17/04/2020
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, realizou a desinfecção da Estação Ferroviária de Natal, nesta sexta-feira (17).
A atividade contou com a Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, composta por militares das Forças Armadas habilitados para serem empregados em ações de prevenção ao novo coronavírus, como descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

 

16/04/2020
Nesta quinta-feira (16), o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, está realizando a desinfecção do Porto de Natal, como uma ação de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. O trabalho de desinfecção está sendo realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura.

 

15/04/2020
Nesta quarta-feira (15), o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, realizou uma campanha de doação de sangue no Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), em Natal. A ação contou com a participação de militares das Forças Armadas que integram o Comando Conjunto.

 

14/04/2020
Hoje, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, realizou a desinfecção do Terminal Salineiro de Areia Branca. O trabalho de desinfecção ocorreu em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura. A atividade contou com militares do Comando do 3º Distrito Naval habilitados para serem empregados em ações de prevenção ao novo coronavírus, como descontaminação de pessoal, ambientes e materiais. O transporte da equipe até o terminal, que é um porto-ilha, foi realizado pelo Navio-Patrulha “Graúna”, da Marinha do Brasil.

 

14/04/2020
Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo inicia a entrega de mil kits de alimentação às famílias de crianças e jovens atendidos pelo Programa Forças no Esporte. Sob a orientação do Ministério da Defesa, a ação visa suprir parte das necessidades ocasionadas pela pandemia da #Covid19.

 

13/04/2020
O Comando Conjunto Leste realiza nesta tarde a desinfecção das instalações do Ministério da Economia, no Centro do Rio de Janeiro-RJ. Militares da Marinha habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica participam da ação. #OperaçãoCOVID19

 

11/04/2020
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou a desinfecção da Estação Ferroviária de João Pessoa. Os militares efetuaram a descontaminação dos locais de entrada e saída e dos vagões utilizados para o transporte de passageiros. A ação ocorreu fora do horário de funcionamento da estação, garantindo a aplicação segura dos produtos químicos.

 

10/04/2020
Em todo o Brasil, Organizações Militares das Forças Armadas participaram de campanhas para levar alimentos à população brasileira durante o surto da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta semana, em diversas localidades, unidades participaram de ações que visaram desde a arrecadação de mantimentos para famílias vulneráveis até o provimento de refeições para profissionais atuando na linha de frente de combate à pandemia. Saiba mais

 

09/04/2020
O Comando Conjunto Planalto, formado por unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, realizou a desinfecção biológica e a higienização da Rodoviária Interestadual de Brasília, na manhã de hoje (9). O objetivo foi prevenir e combater a ação do #COVID19.

 

08/04/2020
#OperaçãoCOVID19 Militares da Marinha iniciaram hoje (08) a doação de kits de alimentos às famílias das crianças participantes do Programa Forças no Esporte (#PROFESP). A entrega ocorreu na Escola Classe 28, no Gama-DF. A iniciativa é resultado da parceria entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Cidadania. O PROFESP beneficia 30 mil crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, de 6 a 18 anos, moradores de 132 municípios, inclusive em pelotões de fronteira e no Arquipélago de Fernando de Noronha. A distribuição dos kits é uma forma de buscar atenuar as dificuldades enfrentadas pelas famílias neste momento. #ForçasArmadas #SemprePresente


08/04/2020
Militares das Forças Armadas realizaram nesta manhã (08) a desinfecção da Estação das Barcas em Paquetá (RJ). A ação é coordenada pelo Comando Conjunto ativado do Leste (MG, RJ, ES) e faz parte da #OperaçãoCOVID19, do Ministério da Defesa, no combate à proliferação do novo coronavírus. Foram empregadas viaturas, embarcações e cerca de 120 militares da Marinha do Brasil, que saíram do Complexo Naval da Ilha das Flores, onde fica localizado o Comando da Tropa de Reforço, em direção à Ilha de Paquetá.


07/04/2020
Após a recomendação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras pela população em geral, algumas Organizações Militares iniciaram a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras de tecido, toucas e aventais descartáveis, para a proteção de suas tropas. Saiba mais


06/04/2020
Nesta segunda-feira (6), às 14h, o Comando Conjunto Bahia (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) iniciou uma programa de doação de sangue permanente junto à Fundação Hemoba. Saiba mais


05/04/2020
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, ontem (5), a desinfecção do Aeroporto Internacional de Natal, como parte das ações da #OperaçãoCOVID19, do @DefesaGovBr. Foram empregados militares habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.


05/04/2020
A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí está participando da entrega de cestas básicas para famílias carentes na região. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal de Tramandaí, já conseguiu distribuir 741 cestas básicas nos dois primeiros dias, em parceria com as Forças Armadas, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar e Guarda Municipal. A iniciativa irá se estender, inicialmente, até a próxima quinta-feira. #MarinhadoBrasil #SemprePresente #Solidariedade #Covid19


04/04/2020
Os militares das Forças Armadas permanecem em diversas frentes de trabalho para combater o novo coronavirus e apoiar a população. Coordenados com agentes do governo, estão sendo empregados em ações como montagem de barracas em apoio a hospitais, fiscalização da entrada e saída de passageiros nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos, descontaminação de locais públicos e transporte de medicamentos. Saiba mais


03/04/2020
Militares das Forças Armadas, em parceria com órgãos governamentais nas áreas de Saúde e Segurança Pública, atuam nas fronteiras com o Brasil na fiscalização do fluxo de pessoas que transitam de um país para outro. A ação faz parte da Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, que conta com 10 Comandos Conjuntos distribuídos por todo o Brasil, além de um Comando Aeroespacial de ativação permanente. Saiba mais


02/04/2020
O Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Força Naval Componente, formado por militares do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, atuou na desinfecção do Aeroporto Internacional de Campo Grande-MS, nesta tarde. #OperaçãoCOVID19 @DefesaGovBr


02/04/2020
Desinfecção da Rodoviária de João Pessoa realizada na noite desta quarta-feira por militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, como parte da Operação Covid-19, em ações de enfrentamento aos impactos do coronavírus.


01/04/2020
Militares do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizaram, na noite de ontem (31), a desinfecção da Rodoviária de Natal, como parte da #OperacaoCOVID19, do Ministério da Defesa. A ação ocorreu fora do horário de funcionamento da rodoviária, sem concentração de pessoas no local, o que facilitou a condução da atividade e aplicação de produtos químicos de forma segura.


01/04/2020
Uma das grandes dificuldades enfrentadas no combate à disseminação da COVID-19 é a falta de equipamentos de proteção para profissionais da área da saúde. Para minimizar o problema, o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN), que tem um Laboratório 3D, e o SOS3DCOVID-19, uma parceria de profissionais civis que tem a expertise na fabricação, uniram-se para produzir máscaras de proteção para militares e civis. Saiba mais


31/03/2020
O Comando em Chefe da Esquadra, com o apoio da Companhia de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CiaDefNBQR), do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, iniciou no dia 25 de março, as medidas de sanitização dos navios atracados na Base Naval do Rio de Janeiro, com o intuito de garantir a saúde das tripulações e manter os meios operativos em plena capacidade de emprego. Saiba mais


30/03/2020
Com a intenção de apoiar o sistema de saúde brasileiro devido ao grande número de pessoas que poderão ser infectadas pelo coronavírus, as Forças Armadas iniciaram as ações de coordenação e cooperação que envolvem Hospitais de Campanha (H Cmp) Militares e Civis. Saiba mais


29/03/2020
Diante da pandemia de coronavírus no Brasil, os laboratórios químicos das Forças Armadas aumentaram a produção de álcool em gel e de cloroquina. Essa nova produção em caráter emergencial acontece de forma conjunta no Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM), no Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx) e no Laboratório Químico Farmacêutico da Força Aérea (LAQFA), todos localizados no Rio de Janeiro (RJ). Saiba mais


29/03/2020
O Comando Conjunto Norte realizou descontaminação no Aeroporto Val de Cans, em Belém-PA, na manhã deste domingo (29). A atividade teve a participação de um Pelotão de Operações Ribeirinhas, uma Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, um Destacamento da Seção de Transporte e um Destacamento da Seção de Cães. #OperaçãoCOVID19


28/03/2020
Militares da Marinha treinados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica permanecem realizando ações de desinfecção no Rio de Janeiro-RJ. Neste sábado (28), eles atuaram no Terminal Alvorada do BRT. #OperaçãoCOVID19


27/03/2020
O Comando Conjunto Norte, por meio de militares da Marinha do Brasil, realiza a descontaminação no Terminal Hidroviário de Belém "Luiz Rebelo Neto" nesta sexta-feira (27), desde às 15h. O objetivo é reduzir a incidência do coronavírus na área e nas instalações do local, onde há grande aglomeração de pessoas.Saiba Mais.


26/03/2020
Nesta quinta-feira, 26 de março, tropas do Comando Conjunto Leste, composto por militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, iniciaram a desinfecção de locais de grande circulação de passageiros de transportes públicos na capital fluminense, a fim de evitar a disseminação do coronavírus.  A Central do Brasil, a estação das barcas (Praça XV) e a estação de metrô Estácio foram os primeiros locais a passarem por esse processo.


25/03/2020
Militares das Forças Armadas intensificam as ações de combate ao Coronavírus desde a ativação da Operação Covid-19, que conta com 10 Comandos Conjuntos ativados, do Norte ao Sul do país, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente, sob a coordenação do Ministério da Defesa. Saiba mais.


24/03/2020
Duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram do Rio de Janeiro (RJ) e de Belém (PA), por volta das 9 horas desta terça-feira (24), dando início à missão de resgate de 100 cidadãos brasileiros que se encontram em Cuzco, no Peru, impedidos de regressarem ao Brasil em razão do fechamento das fronteiras, como mecanismo de combate ao novo Coronavírus. A ação integra a Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa. Saiba mais.


23/03/2020
As Forças Armadas deflagraram ações de combate ao Coronavírus, nesta segunda-feira (23), em todos os estados do Brasil. As atividades fazem parte da Operação Covid-19, que conta com a ativação de 10 Comandos Conjuntos, do Norte ao Sul do país, sob a coordenação do Ministério da Defesa. Saiba mais.

 


21/03/2020
Como parte da Operação Covid-19 do Ministério da Defesa, a Marinha atua na retirada de passageiros do navio de cruzeiro retido em Recife (PE), desde que um passageiro foi atestado com #covid19. Militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica foram empregados.