Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte intensifica ações de inspeção naval e combate à Covid-19

07/09/2020
 
Militar da Marinha do Brasil realiza abordagem à embarcação de transporte
 
Entre os dias 4 e 7 de setembro, por ocasião do feriado da Independência do Brasil, o Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte (GrEOpRibN), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, intensificou as ações de inspeção naval e a campanha de prevenção e combate à Covid-19 ao longo do Rio Guajará, na cidade de Belém (PA).
 
A região conta com muitos bares e restaurantes à beira do rio e, devido ao feriado, o fluxo de embarcações aumenta consideravelmente nessas áreas, com a presença de turistas, funcionários e cidadãos locais.
 
Durante a operação, foram utilizadas duas Lanchas de Ação Rápida (LAR) e uma Embarcação de Casco Semi-Rígido Pequena (ECSR-P), mobilizando um contingente de 16 militares, que inspecionaram cerca de cem embarcações, orientando e verificando o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) concomitantemente à distribuição de informativos sobre as formas de prevenção e cuidados contra a Covid-19.
 
A importância do uso de máscaras durante a travessia, da higienização pessoal e de objetos foi enfatizada durante as abordagens, que atingiram 1.600 pessoas, aproximadamente.
 
Conjuntamente, a Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval, nucleada no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, realizou desinfecções de diversas embarcações de esporte recreio e de transporte de passageiros que circulavam perto de sua capacidade máxima em virtude da grande movimentação no feriado.
 
O objetivo da missão foi realizar campanhas de conscientização sobre o novo coronavírus, prestar assistência às comunidades ribeirinhas, além de intensificar a fiscalização na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval e propagar mentalidade marítima por meio do slogan “Marinha Forte, Brasil Soberano".
 
 
Militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do
Comando do 4º Distrito Naval realizam desinfecção de embarcação