Participação Social

OUVIDORIA

Uma ouvidoria pública atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados.
Mais informações sobre a Ouvidoria da Marinha do Brasil estão disponíveis em https://www.marinha.mil.br/ouvidoria.

 

CONSELHOS E ÓRGÃOS COLEGIADOS

A lista de órgãos colegiados da Marinha do Brasil encontra-se disponível em https://www.marinha.mil.br/estrutura-organizacional.

 

OUTRAS AÇÕES

Voluntárias Cisne Branco


As Voluntárias Cisne Branco têm o propósito de contribuir para o bem estar dos militares e servidores civis da Marinha do Brasil, promovendo projetos e ações sociais de apoio à Família Naval.
 

O Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB) pertence ao Abrigo do Marinheiro, organização civil sem fins lucrativos, que tem o propósito de contribuir para o bem estar dos militares e servidores civis da Marinha do Brasil, por meio de atividades sociais complementares àquelas já realizadas pela MB.
 

Tendo sido implantado no dia 20 de dezembro de 2008, a partir da iniciativa das esposas de oficiais da Marinha, o Departamento VCB conta com o apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários para promover projetos e ações sociais de apoio à Família Naval. Desde o início, o Departamento foi dividido em Seccionais que atuam em todo o País, gerenciando a mão de obra voluntária e os recursos financeiros adquiridos através das doações. Hoje, são ao todo 10 Seccionais subordinadas à Diretoria Nacional.

 

Sociedade Amigos da Marinha


A Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), que deu continuidade à Associação Santista dos Amigos da Marinha, foi fundada no ano de 1979, pelo Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. Durante a Primeira Convenção Nacional das Sociedades Amigo da Marinha, em 27 de julho de 1979, todas as entidades regionais se reuniram e decidiram pela criação de uma instituição nacional, a qual congregaria todas as Soamar, e as representaria junto ao então Ministério da Marinha. O insigne Chefe Naval tornou-se Patrono da SOAMAR e na data de seu nascimento celebramos o Dia Nacional do Amigo da Marinha.

As atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos, sempre com entusiasmo e altruísmo, permitem que a Marinha do Brasil alcance uma visibilidade que possivelmente não teria sem a ajuda e empenho dos SOAMARINOS. Como marca representativa e inconteste de sua capilaridade, a SOAMAR conta com sedes regionais e uma internacional, em Portugal. A abrangência permite a ampliação do relacionamento entre a Marinha e as sociedades locais.