PROSUB

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) é um Programa a cargo da Marinha do Brasil que tem como objetivo a produção de quatro submarinos convencionais e a fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Lançado em 2008, o PROSUB contempla, além dos submarinos, a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí - RJ.

Como resultados iniciais, foi inaugurado, em fevereiro de 2018, o Estaleiro de Construção e em dezembro de 2018 foi lançado ao mar o Submarino Riachuelo, o primeiro submarino construído no âmbito do Programa. Em outubro de 2019 foi realizada a união das sessões do submarino Humaitá, o segundo submarino convencional do Programa, que será lançado ao mar em 2020. País com dimensões continentais de 8,5 mil quilômetros de costa, o Brasil tem o mar como uma forte referência em todo o seu desenvolvimento. A imensa riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho nesse território justifica seu nome: Amazônia Azul. É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem atividades pesqueiras, 95% do nosso comércio exterior e a exploração de recursos biológicos e minerais. Para proteger esse patrimônio e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil investe na expansão da força naval, sendo o PROSUB parte essencial desse investimento.

O PROSUB dotará a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta. A concretização do programa fortalece, ainda, setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país. Priorizando a aquisição de componentes fabricados no Brasil, o PROSUB é um forte incentivo ao nosso parque industrial.

No dia 12 de agosto de 2020, mais um marco importante foi cumprido no âmbito do PROSUB, quando o Submarino “Riachuelo” (S 40) realizou com êxito os testes previstos para o sistema de propulsão na superfície, em prosseguimento ao extenso programa de provas de aceitação no mar. Além dessas verificações, também foram testados satisfatoriamente o sistema de governo (lemes horizontais e vertical) e sistemas de navegação, cujos resultados habilitarão o prosseguimento das referidas provas com elevado grau de segurança da plataforma.

Durante a fase em questão, os exercícios preconizados foram integralmente cumpridos, tendo o “Riachuelo” percorrido 8 milhas náuticas na superfície, em área marítima situada no interior da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro.

O cronograma atual do PROSUB planeja a conclusão dos testes de mar referentes à plataforma do “Riachuelo” até dezembro de 2020, o lançamento ao mar do “Humaitá” em dezembro de 2020, do “Tonelero” no terceiro trimestre de 2021 e do “Angostura” no terceiro trimestre de 2022. O “Álvaro Alberto”, primeiro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro (SN-BR), tem seu lançamento ao mar previsto para 2029. O SN-BR, assim como a incorporação dos quatro submarinos classe “Riachuelo”, elevarão substancialmente a capacidade de resposta eficiente do Poder Naval frente ao enorme desafio de controle e proteção da “Amazônia Azul”, que encerra grandes reservas naturais e representa um terço da extensa fronteira do País.

 

Linha do tempo

 

2010

  • Teve início nas instalações da DCNS, na França, a construção dos submarinos convencionais S-BR, com o corte da primeira chapa de aço do casco resistente para as seções S3 e S4 que compõem a parte de vante do S-BR1. Este evento representa o começo da capacitação dos engenheiros e técnicos da Marinha, NUCLEP e Itaguaí Construções Navais (ICN), como parte do processo da transferência de tecnologia para a construção dos submarinos.

  • Em paralelo ao início da construção das seções S3 e S4, teve início, em Toulon, sul da França, o treinamento para engenheiros da Marinha sobre a política de manutenção dos submarinos S-BR, assistência técnica e a transferência de tecnologia, principalmente por meio de on-the-job training, do Sistema Sonar e do Sistema de Combate.

2011

  • Foi entregue à ICN o primeiro lote de materiais necessários à fabricação da “Seção de Qualificação”, utilizados nas etapas de qualificação do corpo técnico da Marinha nas instalações da NUCLEP. Esse evento foi de grande importância, pois representou o processo inicial de recebimento e transporte dos lotes de materiais para a construção dos novos submarinos, compreendendo a preparação, inspeção técnica, conferência, aceitação final e embarque.

  • No Brasil, a construção dos submarinos convencionais teve início em 16 de julho com o corte da primeira chapa de aço para a “Seção de Qualificação” na NUCLEP. O passo seguinte foi a fabricação das cavernas (reforços estruturais da estrutura do casco) e das seções do casco resistente; a fabricação das estruturas internas (tanques, suportes e tubulações), que estão sendo executadas na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas(UFEM), assim como, a equipagem das seções fabricadas na França.

2013

  • As seções S3 e S4 do submarino Riachuelo, fabricadas na França com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros, em treinamento, chegaram na UFEM. No Brasil, a fabricação na NUCLEP das demais seções iniciou-se em abril de 2012, com o corte da primeira chapa, e terminou em 2015.

2017

  • Foi realizado o embarque da plataforma de vante (cradle) no interior do Submarino “Riachuelo” (SBR-1). O cradle de vante consiste na maior plataforma dessa classe de submarinos, onde foram instalados diversos equipamentos, tais como: compressores, trocadores de calor e bombas e sala de controle e de navegação do submarino.

2018

  • Todas as seções do S-BR1 (Riachuelo) seguem para o Estaleiro de Construção onde são unidas e integradas.

  • No dia 5 de dezembro, no Complexo Naval de Itaguaí-RJ, o S-BR1 (Riachuelo) foi movimentado do Estaleiro de Construção para o shiplift, elevador de navios que será responsável pelo lançamento da embarcação ao mar.

    No dia 14 de dezembro, a Marinha lançou ao mar o Submarino “Riachuelo”, o primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um com propulsão nuclear que estão sendo construídos no escopo do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

2019

  • No dia 25 de abril, foi realizada a transferência da primeira seção do submarino “Humaitá”, o segundo dos quatro convencionais do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

  • A Marinha do Brasil (MB), por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), deu mais um passo no avanço da produção para a entrega do Submarino “Humaitá” (SBR-2), o segundo dos quatro submarinos convencionais desenvolvidos pelo PROSUB. Foi realizada, em 30 de maio, a transferência da segunda Seção do SBR-2.

  • A Marinha do Brasil concluiu, na tarde de 11 de outubro, uma importante etapa da construção do Submarino “Humaitá” (SBR-2), o segundo dos quatro previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

  • O Submarino “Riachuelo” foi submetido, com sucesso, no dia 20 de novembro, ao teste de imersão estática, procedimento decisivo para avaliação de suas condições de estabilidade no mar.

2020

  • Nos dias 20 e 21 de maio, foram realizados os testes de desempenho da propulsão do Submarino “Riachuelo”. A atividade marca a retomada da verificação de desempenho do sistema de propulsão diesel-elétrico do submarino.

  • No dia 25 de junho, foi realizado o embarque da plataforma auxiliar de ré (cradle) no interior do Submarino “Tonelero”, nas instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí-RJ.

    Em 29 de junho, foi realizado o embarque da plataforma auxiliar de gabinetes elétricos (cradle elétrico), montada no interior do Submarino “Tonelero”.

  • O Submarino "Riachuelo" realizou a primeira navegação independente, sem a necessidade do uso de rebocadores. Foram testados os lemes do submarino, o sistema de navegação e propulsão, os diesel geradores, as cargas das baterias no mar, o sistema de comunicação e realizado treinamento geral com a tripulação.

  • No período de 16 a 18 de outubro, foi cumprida mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Foram realizados os testes de propulsão do Submarino “Riachuelo” (S40), em área marítima situada no interior da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro.

  • Em 22 de outubro, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), sob a supervisão técnica e gerencial da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, na estrutura orgânica da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, experimentou um avanço no processo de construção do Submarino “Tonelero” (S42), terceiro dos quatro submarinos convencionais (SBR-3) desenvolvidos por esse empreendimento estratégico.

2029

Previsão de lançamento ao mar do submarino “Álvaro Alberto”, primeiro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro (SN-BR).