Marinha realiza apoio logístico na entrega de usina de oxigênio para Santo Antônio do Içá (AM)

25/02/2021
Usina sendo acompanhada pela LAEPReg da CFT com destino
ao Hospital Dom Adalberto Marzi
 
A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval e a Sociedade Amigos da Marinha do Alto Solimões, realizou, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o apoio logístico na entrega de uma usina de produção de oxigênio medicinal no município de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas.
 
A usina, doada pela União-BR, tem capacidade de produzir 20 metros cúbicos de oxigênio por hora. O equipamento foi retirado do Aeroporto de Tabatinga por um caminhão da J.G Navegação Ltda e depois, transportado para Santo Antônio do Içá pela balsa Ferry Boat Fênix II da empresa Araújo Navegação Ltda, ambos disponibilizados por meio de parceria com a Sociedade Amigos da Marinha. Toda a logística foi coordenada pela Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT), que acompanhou o transporte pelo rio com equipes em duas Lanchas de Apoio ao Ensino e Patrulha Regional (LAEPReg).
 
Transferência da usina de oxigênio ao Ferry Boat Fênix II
 
O equipamento foi encaminhado pela Prefeitura do município ao Hospital Dom Adalberto Marzi e será utilizada na produção de oxigênio para o tratamento de pacientes com “Covid-19” ou outras comorbidades, internados na unidade hospitalar. A usina funciona por meio de energia elétrica e possui tecnologia para processar o ar atmosférico e realizar a liberação de oxigênio medicinal.
 
A ação faz parte da Operação “Covid-19” do Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Saúde e do Comando Conjunto Amazônia.