Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” realiza comissão em apoio ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo

30/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
 
NPaOc “Araguari” foi empregado no apoio logístico ao Arquipélago
 
O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no período de 13 a 27 de setembro, Comissão em Apoio à Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ECASPSP), com a participação de militares e membros da comunidade científica.
 
Durante a comissão, foram empregados civis e militares da Base Naval de Natal, do NPaOc “Araguari” e da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar, que prestaram apoio logístico à ECASPSP, com a realização de transporte de material, manutenção preventiva e corretiva da Estação Científica, bem como a desinfecção das instalações do local, em ação de prevenção à Covid-19.
 
Na oportunidade, a Estação Científica recebeu a visita do Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo; do Pró-Reitor de Extensão da UFRN, Graco Aurélio de Melo Viana; do Professor da Escola de Guerra Naval, Nival Nunes de Almeida; e do Professor da UFRN, Jorge Lins Oliveira.
 
Militares realizaram desinfecção e manutenção da ECASPSP
 
Localizada a 1.100 quilômetros de Natal (RN), a ECASPSP recebe, desde sua inauguração, pesquisadores de instituições de ensino de todo o Brasil. Para o Reitor da UFRN, a ocupação do arquipélago é estratégica. “A UFRN é participante deste projeto desde seu início, em 1998, desenvolvendo pesquisas em áreas do conhecimento como a geofísica, a geologia e as ciências atmosféricas, sobretudo por ser um local que reúne condições únicas, sendo estratégico tanto do ponto de vista territorial, quanto da pesquisa”, disse.