Fiocruz doa testes rápidos de Covid-19 à Marinha para emprego na Operação “Antártica XL”

23/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
 
Fiocruz doou à Marinha 3 mil testes rápidos de detecção
de antígenos de Sars-Cov-2 (foto: Peter Ilicciev)
 
A Marinha do Brasil (MB) recebeu, em 21 de setembro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a doação de 3.000 testes rápidos para detecção de antígenos de Sars-Cov-2. Os kits, produzidos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), serão aplicados em todos os militares e civis que participarão da Operação “Antártica XL”, embarcados nos navios da MB, aeronaves da Força Aérea Brasileira e da Estação Antártica Comandante Ferraz.
 
A entrega simbólica dos testes foi feita ao Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins, que foi recebido pelo Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, e pelo Diretor do Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.
 
Na oportunidade, o Almirante ressaltou que o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) é um programa de Estado, por meio do qual se procura ampliar o conhecimento sobre a região antártica e garantir a permanência do País como Membro Consultivo do Tratado da Antártica, com direito a voto e voz nas decisões sobre o continente. Ele destacou, ainda, que a parceria com a Fiocruz reforça essa condição, e sugeriu o estabelecimento de novas cooperações, voltadas às pesquisas na Amazônia Azul, haja vista sua rica biodiversidade.