Saiba a Importância

O Programa Classe "Tamandaré" tem como alguns de seus alicerces: a produção de navios com elevados índices de conteúdo local(nacional), incluindo a gestão do conhecimento e a consequente transferência de tecnologia; a inserção da mentalidade da gestão do ciclo de vida, criando um novo paradigma de manutenção e evolução de conhecimento para a Marinha do Brasil; e um caráter de auto sustentabilidade, que dê perenidade e consistência ao Programa Estratégico “Construção do Núcleo do Poder Naval”.

A aquisição dos quatro navios militares, de alta complexidade tecnológica, é de suma importância para Marinha e para outros setores da sociedade. Há a possibilidade, por exemplo, da geração de cerca de 200 empregos diretos e 6000 empregos indiretos. Além disso:

- Amplia a capacidade de emprego do Poder Naval para salvaguarda dos interesses nacionais nas áreas marítimas de responsabilidade do País;

- Leva em consideração as melhores práticas de governança;

- Objetiva a sustentabilidade da indústria naval brasileira,

- Capacita e aprimora a mão de obra da construção naval;

- Oferece transferência de tecnologia;

- Fomenta a Indústria Nacional de Defesa;

- Possibilita o domínio de tecnologia sensível;

-Traz um arrasto tecnológico; e

- Representa investimentos da ordem de US$ 2 bilhões.

As quatro Fragatas inicialmente previstas serão escoltas versáteis e de significativo podercombatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e destinadas à proteção do tráfegomarítimo, podendo realizar missões de defesa, aproximada ou afastada, do litoral brasileiro.Poderão ser empregadas na proteção às unidades componentes do Corpo Principal de ForçasNavais, bem como em áreas afastadas, compondo Grupos de Ação de Superfície ou como Unidadesde Busca e Ataque a submarinos. Também serão empregadas na patrulha das Águas JurisdicionaisBrasileiras (AJB), com ênfase na fiscalização e proteção das atividades econômicas, principalmentea petrolífera e a pesqueira.

Após a assinatura dos contratos, inicia-se o detalhamento do projeto de engenharia, com aprevisão do início da construção do primeiro navio em 2021. A entrega é prevista para ocorrer entre 2025 e 2028.