Marinha do Brasil homenageia a Soamar-Brasil pelo seu 40º aniversário

A Marinha do Brasil parabeniza a Soamar-Brasil por 40 anos de história

            Hoje, comemoramos 40 anos de história da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) – Brasil. Ao longo desse tempo, testemunhamos o voluntariado, espontâneo e sincero, prestado pelos mais de três mil associados, que consolidam uma parceria no cultivo e divulgação dos valores e ações tão caros à Marinha do Brasil (MB), junto aos diversos segmentos da sociedade brasileira.

            Ao celebrar esta data, relembramos o nascimento dessa Instituição, atuante em todo o território nacional, que surgiu como resultado do interesse comum de diversas personalidades condecoradas pela MB, na cidade de Santos-SP, em 1972. Nascia, então, a Associação Santista dos Amigos da Marinha, iniciativa pioneira, cujo êxito incentivou a criação de diversas entidades congêneres em outras cidades e Estados.

            Durante a Primeira Convenção Nacional das Sociedades Amigo da Marinha, em 27 de julho de 1979, todas as entidades regionais se reuniram e decidiram pela criação de uma instituição nacional, a qual congregaria todas as Soamar, e as representaria junto ao então Ministério da Marinha. A sessão histórica foi presidida pelo Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. Como justa homenagem, o ilustre Chefe Naval foi laureado como Patrono da Soamar, pelo espírito próspero e inovador, e pela visão clara de que a Marinha, como parte intrínseca da sociedade, clamava por estabelecer vínculos cada vez mais fortes com seus cidadãos, em especial os entusiastas pelos assuntos do mar, e por nossa Força.

            O mundo contemporâneo, remete a constantes transformações, dinâmicas e pulverizadas, e está repleto de ameaças e oportunidades, olhando para o mar como um repositório de energia e riquezas, mas que desperta as mais variadas cobiças, onde a Marinha tem, e sempre terá, papel fundamental na garantia dos interesses do País. Nesse sentido, há de se fortalecer, em todos os brasileiros, uma mentalidade marítima efetiva, que aponte para projetos concretos e ideias realizadoras, inseridos no contexto da Amazônia Azul. Como exemplo, cito o conceito da Economia Azul, que lança ao mar o caminho para a sobrevivência e a prosperidade do Brasil.

            O Comandante da Marinha e a Tripulação da Marinha do Brasil, com seus mais de 80 mil militares e civis, saúdam a todos os soamarinos, homens e mulheres, autênticos marinheiros, engajados na missão de difundir, de forma ampla e irrestrita, nossa Instituição, suas ações e projetos, desafios e conquistas, valores e cultura, independentemente de mares revoltos ou tormentas que se apresentem.

            Afortunada é a Marinha por dispor de amigos que valorizam a sua história, acreditam no seu futuro, e atuam no seu presente.         

            BRAVO ZULU!