Bem-vindo ao Economia Azul | Marinha do Brasil

Nenhum conteúdo para a página inicial foi criado ainda.

Artigos

15/11/2019 No mar, a riqueza e o futuro das nações
Ilques Barbosa Junior, O Estado de S.Paulo

18/07/2019 Economia Azul, o desenvolvimento que vem do mar
Israel de Oliveira Andrade - Pesquisador do IPEA

Mais notícias

Estudos portuários e a dragagem produtiva

Editor Portogente

É boa a intenção do presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, de lançar um edital de chamamento público para recebimento de doações de estudos portuários a título de modelagem da concessão do canal de acesso ao Porto de Santos à iniciativa privada. Todavia, a contratação de dragagem dos portos é competência do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.

 

Movimentação de petróleo no Porto do Mucuripe ultrapassa um milhão de toneladas no primeiro semestre

A movimentação de granel líquido no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, atingiu 1.142.875 toneladas no primeiro semestre deste ano. De 2015 até julho de 2019, entre combustíveis, lubrificantes, gasolina A, óleo diesel, querosene de aviação e outros derivados de petróleo, o terminal marítimo registrou um total de 10 milhões de toneladas de cargas, entre embarques e desembarques.

 

Navios são afundados para pesquisa e turismo

Dois navios de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), Riobaldo e Natureza, foram afundados nesta segunda-feira (16), ao largo de Tamandaré, em Pernambuco, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Os navios estavam aportados no píer do Cepene desde 2006, mas completamete sem uso, devido ao adiantado estado de deterioração das embarcações.
 

Economia Azul: o estímulo ao crescimento sustentável

17.09.2019 07:00 por Renato Senna

 

As riquezas naturais do mar brasileiro também são responsáveis por aquecer a economia do país. Cerca de 85% do petróleo brasileiro, 75% do gás e 45% do pescado extraídos no Brasil são provenientes da Amazônia Azul. Além de ser responsáveis por patrulhar a região, a Marinha também tem braços importantes nas pesquisas.