Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha (NAIM)

 

A expectativa de vida aumenta cada vez mais. O perfil de pessoas com idade a partir de 60 anos é diferente das gerações passadas. Hoje, grande parte deste grupo é mais saudável, ativo e independente.

No entanto, existem pessoas que precisam de uma atenção maior, devido a algum problema de saúde. Para atendê-las, a Marinha criou o Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha - NAIM.

O NAIM é formado por uma equipe de profissionais (médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo) especializados na saúde do idoso. De forma integrada, o serviço proporciona qualidade vida, previne e trata doenças que surgem nessa fase da vida.

Como fazer parte do NAIM?

Se você tem 60 anos ou mais, e acha que sua saúde está frágil ou apresenta algum problema específico, procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) da Policlínica mais próxima da sua casa ou converse com seu médico. Você será avaliado e, caso seja necessário, será encaminhado ao NAIM.

Oficinas e grupos terapêuticos

EIXO I - Cognitivo

Grupo da Memória – Atividades que estimulam funções como memória, atenção e linguagem.

Grupo Cognitivo – Pessoas diagnosticadas com demência participam de dinâmicas com materiais que exercitam a atenção, a memória, a linguagem e a sensibilidade.

Grupo da Linguagem Ativa - Exercita a comunicação mais efetiva. Além disso, estimula habilidades para prevenir alterações de fala e do ato de engolir.

EIXO II - Mobilidade

Grupo da Mobilidade – Por meio de exercícios de mobilidade, flexibilidade, força e resistência, coordenação motora, controle do corpo e resposta aos estímulossensoriais, promove-se a independência funcional da pessoa.

Passos Seguros – O objetivo é reduzir o risco de quedas dos participantes, com a mudança de seus hábitos e dos seus familiares, além de realizar exercícios que estimulem o controle da postura, treino para caminhar melhor e fortalecimento muscular

EIXO III - Humor/Apoio

Grupo de Mútua Ajuda – É um espaço para reflexão e apoio mútuos, com atividades de socialização, expressão e inserção social. Previne o isolamento e melhora os sintomas da depressão, além de aumentar recursos psíquicos para lidar com conflitos.

Grupo de Cuidadores – Atende às demandas dos familiares, cujos usuários apresentem complicações cognitivas que comprometam sua autonomia e independência, necessitando dos cuidados permanentes de terceiros.

EIXO IV – Sociossanitário

Atividades Temáticas - Os participantes planejam e executam eventos para comemorar datas importantes como Carnaval, Dia das Mães, Festa Junina, Dia Internacional do Idoso e Natal.

Palestras Educativas – São abordados temas pertinentes ao envelhecimento, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e aprendizagem de novos assuntos.

OBS: As atividades acima estarão em todos os NAIM. Entretanto, outras não mencionadas neste informativo podem estar também disponíveis.