Bombeiros alertam para o uso do colete salva-vidas nos rios

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

O colete salva-vidas foi idealizado para ser utilizado numa situação de emergência ou para dar segurança permanente numa atividade aquática esportiva. No Brasil, os coletes são divididos em duas categorias pela Marinha - os de classe I, aqueles obrigatórios nas embarcações de apoio marítimo, águas costeiras e de alto-mar; e os de classe II, onde se enquadram os modelos esportivos, destinados às atividades em águas abrigadas.

Normalmente, os coletes salva-vidas são de cor laranja, para maior visibilidade, bem volumosos para permitir uma melhor flutuabilidade, também podem contar com itens especiais, tais como: apito, bolso, mosquetão, dispositivo para acondicionar o cabo de reboque, fitas refletivas, luz de emergência e suporte para faca de segurança. Devendo ser utilizados em casos extremos, nos casos de naufrágios, incêndios em embarcações, acidentes navais, amerissagens, etc. Existe também na classe II o colete flutuador que é o utilizado durante a prática de uma grande variedade de esportes aquáticos e de lazer para a segurança individual do praticante.

Um bom colete deve oferecer - flutuabilidade - modelagem ajustada - boa amplitude de movimentos para os braços - placas flutuadoras de células fechadas para não encharcar - tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes - pontos de ajuste localizados principalmente sobre a cintura, nas laterais do tórax e sobre os ombros - suporte especial para o pescoço.

Adote o colete flutuador como seu principal equipamento de segurança aquática, lembre-se, ele só vai funcionar se você o estiver usando. Embora para muitos o colete seja considerado um artigo incômodo e supérfluo, numa remada em solitário ele poderá fazer a diferença entre o pânico e o controle da situação.

Indicações de Uso: Auxiliar de flutuação, indicado para águas calmas, em situações de resgate rápido próximo à costa. Ideal para o uso esportivo, lazer, pesca, passeio a barco e canoa. Observação: Verificar a etiqueta de utilização para saber a capacidade indicada de cada colete.

Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso