Semana da Pátria


Sete de setembro é a data magna do Brasil, dia de celebrarmos a nossa independência. Brasil, gigante por natureza!

Mais de sete mil quilômetros de costa; malha hidroviária com aproximadamente 63 mil quilômetros de vias navegáveis; lagos; lagoas; e represas.

Acima de tudo, uma nação soberana!

O preparo e emprego de uma força naval capaz de obter o controle do mar, interceptando a chegada de reforços fiéis à coroa portuguesa, bloqueando as posições e mantendo livres as comunicações marítimas para o país.

Assim, a Marinha foi fundamental no processo de independência do Brasil.

Cento e noventa e oito anos após a independência, a Marinha continua protegendo os interesses nacionais e garantindo a soberania do Brasil.

No mar, defendemos as riquezas da imensa Amazônia Azul e atuamos na segurança do tráfego marítimo, na salvaguarda da vida humana e na preservação do meio ambiente.

Nas águas interiores, além de tudo isso, levamos esperança às populações ribeirinhas, por meio de ações de assistência hospitalar e cívico sociais.

Nossas batalhas atuais continuam e, ao comemorarmos esses 198 anos da independência do Brasil, a Marinha saúda a todos os brasileiros. Permanecemos lutando pela soberania, seja pelo mar, por terra ou pelo ar.

Seguimos firmes na defesa da pátria!



Militares da Capitania dos Portos da Paraíba durante Inspeção Naval no dia 7 de setembro.


A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) realizou, em parceria com a Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR-Camocim) edição especial da campanha “Marinha Solidária”, em alusão ao aniversário de 198 anos da Independência do Brasil. No dia 7 de setembro, foi realizada a doação de uma tonelada e meia de alimentos – equivalente a 130 cestas básicas – e brindes infantis, que beneficiaram mais de 100 famílias em situação de vulnerabilidade social na Comunidade Pesqueira das Curimãs, no município de Barroquinha-CE, a cerca de 80 km da sede da AgCamocim.


A melhor forma de celebrar os 198 anos da Independência do Brasil é cumprindo a missão. Nas imagens, militares da Agência da Capitania dos Portos em Aracati-CE em mais uma ação de inspeção naval no litoral cearense. #MarinhaForte #BrasilSoberano


Militares da Capitania dos Portos de Pernambuco realizam inspeção naval no litoral pernambucano. Além da fiscalização do tráfego aquaviário, como modo de celebrar o aniversário da Independência do Brasil, as equipes ostentam nos uniformes a mensagem “Marinha Forte, Brasil Soberano”.


Para celebrar a #SemanaDaPátria, vamos abordar os valores e características da profissão militar, dentre os quais a higidez física é fator fundamental. O chamado Treinamento Físico Militar é obrigatório para todo militar da ativa, garantindo o cuidado com a saúde e a manutenção do bem-estar físico-mental necessário para o desempenho da profissão. #MarinhaForte #BrasilSoberano


Nossos “Fuzileiros de mar e de terra, defensores da grande nação” não podem ficar de fora das comemorações da #SemanaDaPátria. O 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, localizado em Manaus-AM, vem exercendo, ao longo de mais de 30 anos de existência, um papel importante na ampliação da presença do Corpo de Fuzileiros Navais na Amazônia Ocidental. Na vanguarda das operações #MarinhaForte #BrasilSoberano


#SemanaDaPátria Uma das vertentes operacionais da Marinha do Brasil é a fiscalização do tráfego aquaviário. Essas ações estão atreladas ao caráter de Autoridade Marítima da Força Naval, zelando pela segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações. #MarinhaForte #BrasilSoberano


Militares do Comando do 2º Distrito Naval seguem zelando pela segurança da navegação no Terminal Marítimo da capital baiana. Durante a #SemanaDaPátria, a expectativa é que o fluxo diário de passageiros aumente significativamente.


A #SemanaDaPátria é uma ótima oportunidade para você conhecer o Comando do 5º Distrito Naval e se entusiasmar com o vídeo especial que preparamos. Localizada em Rio Grande-RS, a instituição vem, ao longo dos anos, apoiando a Marinha do Brasil em diversas ações importantes como o Projeto Acolhida, inspeções navais e o suporte no enfrentamento à Covid-19. #MarinhaForte #BrasilSoberano


A região nordeste demanda intensa fiscalização para garantia da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica. Características estas que são garantidas pelo árduo trabalho da Capitania dos Portos de Pernambuco também na #SemanaDaPátria