
Comitiva visita as instalações do SENAI Tijuca
Uma comitiva composta por militares do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) e do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) visitou, no dia 7 de abril, a Unidade Firjan do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Tijuca, com a finalidade de conhecer a infraestrutura dos laboratórios daquele campus, bem como algumas das linhas de pesquisa.
O CTecCFN é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação desde 2012. O Centro integra o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e, para realizar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, serviços tecnológicos e de inovação de interesse da Marinha, busca prospectar parceiros na comunidade científica que possuam pontos de aderência em termos de linhas de pesquisa e interesses mútuos.
A Firjan SENAI é uma instituição brasileira privada que atua na formação e qualificação profissionais para atender às necessidades da indústria, em diversos segmentos, há mais de 75 anos. As atividades de Inovação Tecnológica são priorizadas em quatro Centros de Tecnologia e quatro Núcleos Setoriais. Conta também com um “Centro de Inovação SESI” em Saúde Ocupacional, no qual funcionam dois Institutos SENAI de Inovação (ISI): Química Verde e Inspeção e Integridade; além do ISI em Sistemas Virtuais de Produção, localizado no complexo de Benfica.

Apresentação das instalações do SENAI Tijuca
Foram feitas apresentações sobre os programas do Instituto SENAI de Inovação Química Verde e do Instituto SENAI de Tecnologia Química e Meio Ambiente. Foram apresentados alguns projetos de pesquisa e serviços disponíveis tanto na área de Gestão de Eficiência Energética quanto na área de saúde ocupacional. Também foram visitadas as instalações do Instituto SENAI Ambiental e do Centro de Referência de Construção Civil da Unidade Firjan SENAI SESI Tijuca, onde conheceram o Laboratório de prototipagem e o Laboratório Building Information Modeling ( Modelagem da Informação da Construção).
“A visita da Marinha ao complexo da Firjan SENAI Tijuca é fundamental para avançarmos nas parcerias que temos. Há muito tempo, a Marinha é grande parceira do SENAI. Com essa visita, abrimos novas perspectivas de negócios, novas parcerias estratégicas. O mais importante, ser um parceiro estratégico da Marinha é uma grande honra para o SENAI SESI do Rio de Janeiro”, afirma o diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis.
