Veleiros participantes do Velas Latinoamerica podem ser vistos até sábado no Rio de Janeiro

15/02/2022
Eventos
Visitantes prestigiam os veleiros atracados no Píer Mauá
Agência Marinha de Notícias 
Rio de Janeiro, RJ
 
Os grandes veleiros do evento Velas Latinoamerica 2022 abriram, desde segunda-feira, para visitação pública, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Eles podem ser vistos até sábado (19). Para conseguir o ingresso, que é gratuito, basta acessar o site, preencher um formulário e imprimir o ticket.  
 
"Vamos possibilitar a inscrição de 200 visitantes por 50 minutos, das 13h às 18h, até sexta-feira. As pessoas vão poder ver essas maravilhosas caravelas do futuro, de forma segura e dentro dos protocolos sanitários recomendados", disse o porta-voz do Velas Latinoamerica, Capitão de Mar e Guerra Cláudio Sousa Freitas. 
 
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, o Comandante Sousa Freitas incentivou as pessoas a conhecerem os navios “Cisne Branco” (Brasil), “Libertad” e “Bernardo Houssay” (Argentina), “Guayas” (Equador), “Unión” (Peru), “Capitán Miranda” (Uruguai) e “20 de Julio” (Colômbia). "São quase 900 metros de cais no qual a população poderá tirar fotos de diversos ângulos dos navios que estão ornamentados para receber a população carioca", afirmou. 
 
Dezenas de pessoas visitaram os grandes veleiros nesta segunda-feira. O empresário Vitor de Ângelo gostou do que viu. Foi a segunda vez que ele contemplou os navios. "É muito legal. Tanto que eu já tinha vindo em 2018. É muito bom receber a companhia dos nossos irmãos sul-americanos. É bonito, diferente, gratuito e um entretenimento para todos nós", destacou.  
 
Já a dentista Kezia Evangelote levou o filho Kevin para conhecer os navios que participam da etapa brasileira do Velas Latinoamerica 2022. Ela indica o passeio para outras mães que puderem se deslocar com a família para a Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. "Achei tudo muito bonito. É um privilégio a gente poder ver o ‘Cisne Branco’ e esses outros grandes veleiros. O nosso navio é no estilo caravela o que o deixa lindo e imponente", comentou. 
 
 
 
Navio-Veleiro Cisne Branco 
O NVe “Cisne Branco” é conhecido como uma embaixada flutuante por ser um navio com funções diplomáticas e de relações públicas. Ele tem como missão representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições marinheiras. 
 
O Comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Marcos André Araújo, destacou que “a expectativa é fazermos um excelente evento, com alegria e bom relacionamento entre as marinhas, respeitando-se os protocolos de saúde”. 
 
O navio foi construído na Holanda por encomenda da Marinha, visando às comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Na ocasião, no ano 2000, ele percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal até o nosso País. 
 
"Comandar um navio da Marinha é uma satisfação para qualquer marinheiro. Comandar o Cisne Branco é uma honra indescritível. É um navio que representa as tradições marinheiras e a história da navegação desde os barcos a vela até os dias atuais", lembrou o Comandante do navio brasileiro.