Familiares e amigos durante despedida no Porto do Rio de Janeiro
Agência Marinha de Notícias
Rio de Janeiro, RJ
A etapa brasileira do Velas Latinoamerica 2022 chega ao fim hoje (20). O evento, que recebeu cerca de 10 mil visitantes na zona portuária do Rio de Janeiro, contou com contemplação pública aos veleiros, apresentações culturais, cerimoniais à bandeira comentados, visitas de diversas autoridades internacionais, tudo isso com o intuito de propiciar o intercâmbio profissional e cultural entre as marinhas latino-americanas. Esta etapa marcou, também, o início das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.
Logo no início desta manhã, familiares e amigos foram até o Porto do Rio de Janeiro para despedirem-se da tripulação dos grandes veleiros. Os navios partiram em direção a Montevidéu, no Uruguai, onde devem atracar no início de março. O primeiro a partir foi o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, seguido pelos outros seis navios sul-americanos (Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai).
Da orla das praias, cariocas e turistas tiveram mais uma oportunidade de assistir ao desfile naval de despedida. O Velas, que acontece a cada quatro anos, termina no dia 28 de junho, no Porto de Vera Cruz, no México. Até lá, serão mais 12 portos a serem visitados, em 10 países.