Tripulantes dos navios estrangeiros da “BRACOLPER” participam da Semana da Pátria em Manaus-AM

13/09/2018
Desfile da representação peruana por ocasião
da celebração da Independência do Brasil
 
Como parte dos eventos protocolares da “Operação BRACOLPER 2018” (Brasil-Colômbia-Peru), as celebrações do 196º Aniversário da Independência do Brasil foram realizadas na cidade de Manaus-AM, durante a Semana da Pátria. Estavam presentes o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias; o Comandante Geral de Operações da Amazônia e da Quinta Zona Naval – Marinha de Guerra do Peru, Vice-Almirante Silvio Javier Alva Villamón; e o  Comandante da Força Naval do Sul – Armada Nacional da República da Colômbia, Contra-Almirante José Ricardo Hurtado Chacón; além de militares das Marinhas dos três países.
 
No período de 2 a 9 de setembro, durante a fase III da “BRACOLPER”, foram realizadas reuniões entre os Estados-Maiores das três Forças Navais, a fim de compartilharem experiências e sedimentarem os aprendizados dos exercícios realizados em todas as fases da Operação. Entre os eventos realizados, destacam-se o exercício de tiro real pelos navios das três Marinhas, a celebração de uma Missa na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, sediada no Complexo Naval do Rio Negro, e o desfile cívico-militar para celebrar a data nacional.
 
As fases I e II da “Operação BRACOLPER” foram realizadas em Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru), no mês de julho, em datas que coincidiram com as comemorações das festas pátrias daqueles países e, assim como na fase III, ocorreram exercícios navais conjuntos e eventos protocolares para estreitar, ainda mais, os laços de amizade e confiança mútua entre as três Nações amigas.
 
Representação colombiana durante o desfile