
Presidente do TM discursa durante lançamento do livro
No dia 10 de março, foi realizada uma cerimônia de lançamento do livro alusivo aos 85 anos do Tribunal Marítimo (TM). A publicação inicia-se com uma síntese histórica, a qual relembra que a gênese da “Corte Marítima” está relacionada ao bombardeio do navio alemão “Baden” na saída da Baía de Guanabara, na tarde de 24 de outubro de 1930, e, por ausência de um tribunal específico para julgar o acidente, o governo brasileiro resolveu por sua criação em 1934.
Dentre as matérias e artigos do livro, destacam-se: a formação arquitetônica e urbana do Tribunal Marítimo; uma homenagem à decana Juíza Maria Cristina pelos 31 anos de relevantes serviços prestados à Corte do Mar; a criação do Boletim de Acidentes Julgados no TM; e artigos elaborados por juízes, desembargadores, advogados e integrantes do Tribunal.
A formação marinheira e o Poder Naval também foram especialmente abordados, com destaque aos diversos Centros de Instrução existentes. O juiz-presidente, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, afirma que o pessoal é o maior patrimônio da instituição. “Valorizamos a participação do nosso pessoal, sejam eles servidores civis ou militares, todos são importantes”.
A seção “Fatos & Fotos” abordou os principais eventos ocorridos e o capítulo “Nosso Dia a Dia” apresenta o real trabalho desenvolvido pela tripulação em sua rotina diária.
O e-book do livro “85 anos do Tribunal Marítimo” encontra-se disponível na página na Intranet e Internet e pode ser baixado o arquivo em formato “pdf”, gratuitamente.

Entrega de exemplar ao Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos
