Suboficial da Marinha foi um dos precursores do Badminton no Brasil

13/09/2017
 
Suboficial José Inácio dos Santos (com raquete e peteca na mão), ladeado por alunos de Badminton
 
Um dos precursores do esporte Badminton no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, foi o suboficial reformado da Marinha, José Inácio dos Santos. Sua atuação na Marinha e com o esporte resultou em projetos sociais em Niterói e preparação de alunos que chegaram à seleção de base de Badminton do Brasil.
 
José Inácio entrou na Marinha em 1958, aos 17 anos de idade, para ser Marinheiro. Seguiu carreira na Força até chegar à graduação de suboficial. Já no ano de 1977, José foi designado para integrar a missão de recebimento da Fragata “Constituição” na Inglaterra onde, através da escola dos filhos, conheceu o Badminton e se encantou. O militar teve a oportunidade de seguir a carreira naval concomitantemente com sua paixão pelos esportes. Em diversas OM lecionou remo e vela. Na Escola Naval, José Inácio apresentou a modalidade e ensinou por sete anos o esporte.
 
“Na volta da comissão eu trouxe dois sacos cheios de raquetes, petecas e redes com o objetivo de divulgar esse esporte no Brasil. Nos portos que o navio parava, eu passava em uma escola e deixava alguns materiais lá. Eu nunca cheguei a ter certeza se eles começaram ou não a praticar o esporte”, relembra José Inácio dos Santos.
 
Nos idos dos anos 90, o suboficial fez parte da primeira turma do “Projeto Grael” que ensinava remo, vela e badminton. “O Badminton já era praticado em Niterói/RJ, mas de forma elitizada. No bairro de Jurujuba, em Niterói, conseguimos popularizar o esporte”, destaca. Pela experiência anterior, José Inácio então decidiu criar uma associação sem fins lucrativos no Morro do Preventório, o “Prevela”, que, mesmo nunca tendo o objetivo de preparar atletas de alto rendimento, propiciou a chegada de alguns alunos à seleção de base de Badminton do Brasil.
 
O Badminton é um esporte jogado com raquete e peteca, em uma quadra retangular, e poder ser jogado individualmente ou em dupla. Esse teve origem na China, no século V a.C, de um jogo chamado battledore (raquetes antigas) e shuttlecock. Mas, foi na Índia, no século XIX, que o esporte teve seu inicio marcado, conhecido como “Poona”. Neste período, as navegações traziam militares europeus que desembarcavam no país e conheciam o jogo. Em 1870, um general inglês gostou muito do esporte e o levou pra Inglaterra. O Duque de Beaufort o praticava em sua fazenda, chamada de Badminton, com os nobres, o que deu novo nome à modalidade.