Reunião Funcional do Grupo Hidrovias é realizada em Belo Horizonte-MG

01/11/2019
 
Participantes da reunião, em Belo Horizonte -MG
 
A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG), em Belo Horizonte-MG, sediou, no período de 14 a 16 de outubro, a Reunião Funcional do Grupo Hidrovias. É a primeira vez que a CFMG, inaugurada em dezembro de 2018, recebeu os titulares das Capitanias Fluviais para um encontro em que foram apresentados os desafios e experiências comuns entre as organizações militares. Realizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), com participação da Diretoria-Geral de Navegação (DGN) e dos respectivos Distritos Navais que possuem organizações militares destinadas ao cuidado das hidrovias, a reunião teve como propósito promover a interação entre os agentes da Autoridade Marítima com a DGN e a DPC.
 
Durante os dias de evento, foram abordados aspectos relacionados à segurança do tráfego aquaviário, ao aprimoramento das normas da autoridade marítima, ao ensino profissional marítimo, à gestão orçamentária, à importância do atendimento ao público, ao sistema de gestão ambiental, bem como apresentados dados estatísticos, resultados alcançados e dificuldades encontradas.
 
Participaram do encontro o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha; o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Flavio Macedo Brasil; além dos oficiais titulares das Capitanias Fluviais de Minas Gerais, Porto Alegre, Tietê-Paraná, Brasília, Rio Paraná, Pantanal, Araguaia-Tocantins e Mato Grosso, bem como oficiais da DPC.
 
As Capitanias Fluviais atuam nos rios, lagos, lagoas e represas do Brasil e tem como missão fiscalizar e controlar a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana e a prevenir a poluição hídrica, bem como são responsáveis pelo ensino profissional marítimo.
 
Almirante de Esquadra Campos durante palestra