No dia 31 de agosto, foi inaugurado, no AquaRio, no Rio de Janeiro-RJ, o Recinto Trindade, um espaço com espécies de peixes trazidos da Ilha da Trindade.

Peixes da espécie Purfa e Garoupeta trazidos da Ilha de Trindade
O recinto foi criado a partir de uma parceria da diretoria do aquário com a Marinha do Brasil. Biólogos e pesquisadores do AquaRio estiveram na Ilha, em junho, quando conheceram o local e colheram algumas espécies de peixes, a Purfa e a Garoupeta. Para o diretor do AquaRio e biólogo marinho Marcelo Szpilman, o recinto traz para a sociedade uma oportunidade única de conhecer um pouco da biodiversidade da Ilha. “Hoje a gente trouxe a Ilha da Trindade para o AquaRio para que as pessoas tenham essa possibilidade de saber onde fica a ilha, o trabalho que a Marinha faz lá, as pesquisas, e os animais, a biodiversidade que lá existe”, afirmou Szpilman.
Durante a inauguração, foi exibido um vídeo sobre a Ilha e o trabalho realizado pela Marinha. Estiveram presentes no evento o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Cunha; o Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Rocha; o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, o Contra-Almirante Valicente, o Diretor do AquaRio, Marcelo Szpilman; além de pesquisadores e biólogos marinhos.

Contra-Almirante Valicente e Vice-Almirante Cunha prestigiaram o
evento com o Diretor do AquaRio Marcelo Szpilman
A Ilha da Trindade é o ponto mais distante do território brasileiro, localizado a 1.200 quilômetros de distância da costa. A Marinha do Brasil, desde 1957, mantém no local o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, com o objetivo principal de ocupar e garantir a soberania dessa parte do território nacional, que tem uma extensão de 9,2 km². A Marinha realiza observações meteorológicas e maregráficas, coopera e acompanha o tráfego marítimo na área, preserva as características ecológicas da Ilha e do ambiente marinho, apóia pesquisas científicas e ainda serve de base para atividades autorizadas pelo Comando do 1° Distrito Naval.
Recinto de Trindade
AquaRio – Praça Muhammad Ali, Gamboa
(em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)
Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h
