Projeto “Soldado-Cidadão” promove qualificação profissional de militares, em Belém (PA)

08/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
Abertura de curso de Estoquista e Assistente Financeiro, no Senac-PA
 
O Comando do 4º Distrito Naval retomou, no dia 1º de setembro, as atividades do Projeto “Soldado-Cidadão”, com a abertura oficial de cursos de Estoquista e Assistente Financeiro, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Belém (PA). A ação visa proporcionar uma qualificação profissional aos militares temporários carentes ou em situação de risco social, possibilitando melhores condições de ingresso no mercado de trabalho após o término do Serviço Militar.
 
Os cursos têm carga horária de, no mínimo, 160 horas, e são selecionados de acordo com tarefas executadas no âmbito da Marinha, como cozinheiro, pedreiro, alvenaria, marceneiro, informática e outros. Após a conclusão dos cursos, os militares vão empregar os conhecimentos adquiridos em prol da Marinha, aprimorando-os na prática. Esta experiência contribuirá para a retomada das atividades empregatícias na esfera civil, quando finalizado o tempo de serviço na Força.
 
O Senac-PA possui um banco de dados dos jovens capacitados, que serve para apresentar os formados a empresas do estado do Pará, ajudando-os a ingressar no mercado de trabalho.