Praça Barão de Ladário é reaberta no Rio de Janeiro (RJ)

23/03/2017

 

A Praça foi revitalizada seguindo o padrão urbanístico da Orla Conde
 

A Praça Barão de Ladário foi reaberta, no dia 20 de março, após quatro anos sendo utilizada como canteiro de obras dos túneis Prefeito Marcello Alencar e Rio 450, no Rio de Janeiro (RJ). A partir dessa data, a população carioca poderá frequentar a praça revitalizada seguindo o padrão urbanístico e o mobiliário da Orla Conde e que preserva a história do chefe de esquadra que combateu na Guerra da Tríplice Aliança.

“É uma satisfação celebrar a reabertura da Praça Barão de Ladário que guarda a história de um de nossos vultos, o Almirante José da Costa Azevedo. A Marinha do Brasil está satisfeita por contribuir com a Prefeitura para a modernização do Centro do Rio de Janeiro. Esse espaço é um presente para a população. É mais uma oportunidade de mostrarmos os nossos edifícios históricos”, disse o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Claudio Portugal de Viveiros.

Após as obras de revitalização, a praça ganhou novas redes de drenagem, de telecomunicações e iluminação pública de LED, seguindo o padrão urbanístico da Orla Conde. O piso de mosaico é composto por granito, pedras, paralelepípedos e grama. Destaque na revitalização, o paisagismo ocupa 1.088,4m² de área ajardinada. O capim lembra uma plantação de trigo, diferencia-se na vegetação que tem ainda bromélia imperial, orquídea-bambu e ipê amarelo.

A cerimônia contou com a presença do Comandante do 1º Distrito Naval, do Chefe do Estado-Maior do Comando do 1º Distrito Naval, Contra-Almirante Fernando Ranauro Cozzolino, do Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Mendes      Barbosa, do Presidente da Concessionária Porto Novo, Leonardo Fracassi Costa, e do Superintendente da Região do Centro do Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Rotemberg.