Operação “Poseidon 2021” é concluída

09/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
NAM “Atlântico” opera com várias aeronaves, inclusive
do EB e da FAB, e com a Fragata “Liberal”
 
Após cinco dias de intensas atividades aéreas a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e da Fragata “Liberal”, a Operação “Poseidon 2021” chegou ao fim. Mais de mil militares participaram da missão, na qual ocorreram diversos exercícios conjuntos entre as Forças Singulares.
 
Na operação, pilotos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) se qualificaram para pouso e decolagem a bordo de navio em movimento.
 
O aprimoramento da interoperabilidade foi alcançado por meio dos exercícios operativos, como Qualificação e Requalificação de Pouso e Decolagem a Bordo (QRPB); dobragem de pás, rolagem e hangaragem de aeronaves; tiro de metralhadoras das aeronaves sobre alvo à deriva; e evacuação aeromédica.
 
Nas primeiras operações aéreas realizadas pelas demais Forças Singulares a bordo dos navios da Marinha, em 2018, os exercícios concentraram-se em um nível básico e, com a experiência adquirida, já na “Poseidon 2021”, eles alcançaram um patamar mais avançado, com a realização de atividades de maior complexidade e importância tática.
 
É fundamental aprimorar essa integração, para que as três Forças estejam sempre prontas para atuar conjuntamente, incrementando assim as capacidades militares de defesa dos domínios aéreo, terrestre, fluvial e marítimo do território nacional, incluindo a Amazônia Azul.