Operação “Limpeza do Mar” é realizada em balneário turístico de Aracaju-SE

15/03/2019
 
Militares e escoteiros realizam limpeza na Orla Pôr do Sol
 
A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) realizou, no dia 23 de fevereiro, a primeira edição da operação “Limpeza do Mar” em 2019, na orla Pôr do Sol, no Rio Vaza-Barris. O intuito foi conscientizar a população para a importância da preservação do meio ambiente marinho e da Amazônia Azul, destacando a importância econômica e social do patrimônio hídrico do estado de Sergipe e fomentando a mentalidade marítima.
 
Foram retirados aproximadamente 700 quilos de lixo do local. Dentre os materiais encontrados estavam garrafas pet, pneus, vidros, plástico, papel, galões de água, ferro, madeira, latas e até um freezer.
 
A campanha contou com o apoio de voluntários, praticantes de Stand-up Paddle, do Grupo Escoteiros do Mar “Baden-Powell” e da Sociedade Amigos da Marinha de Sergipe. O local escolhido, no povoado Mosqueiro, é um balneário turístico de Sergipe, que recebe anualmente muitos visitantes para passeios turísticos náuticos.
 
O Capitão dos Portos de Sergipe, Capitão de Fragata Black, destacou sua expectativa para a ação.  “Esperamos que a consolidação da campanha conscientize a população do estado quanto ao seu papel em tornar o ambiente em que vivemos mais agradável e sustentável, contribuindo para a saúde da nossa Amazônia Azul”. Já Fabiana Molina de Sousa, Chefe dos Lobinhos do Grupo Escoteiro do Mar, ressaltou a importância do envolvimento das crianças e adolescentes na ação. “Com muita alegria hoje realizamos, em conjunto com a CPSE, essa ação de limpeza da orla Pôr do Sol, importante lugar turístico, e ficamos felizes em observar que esse ano a quantidade de lixo é menor, mas ainda há muita sujeira. Infelizmente, as pessoas não estão fazendo o dever de casa. É sempre bom envolver os Escoteiros para que eles aprendam que cada um tem que fazer sua parte. A praia é nossa. O mar é nosso. As orlas são nossas”, pontuou.
 
Operação “Limpeza do Mar” recolhe cerca de 700 quilos de lixo