NPqHo "Vital de Oliveira" realiza atendimento odontológico, durante comissão operativa

14/04/2019
 
Oficial cirurgião-dentista realiza atendimento odontológico a bordo do
NPqHo “Vital de Oliveira”
 
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” ofereceu atendimento odontológico militares e pesquisadores civis embarcados, durante a comissão operativa realizada, no período de 8 de janeiro até 8 de abril, em proveito do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), na margem continental sul.
 
Foram realizados 280 procedimentos em variadas especialidades da odontologia por meio do destaque de um oficial cirurgião-dentista, oriundo da Odontoclínica Central da Marinha. Esta é a primeira experiência do oficial a bordo de um navio da Marinha.
 
A oportunidade de embarque de profissionais dessa especialidade em navios como o “Vital de Oliveira”, que possuem equipamento e instrumental odontológicos adequados e realizam extensas comissões com períodos de afastamento da sede superiores a três meses, representa motivação para o cirurgião-dentista, pois permite realizar atenção primária em saúde bucal fundamental para a manutenção da higidez física dos tripulantes e para a redução dos atendimentos de maior complexidade realizados pelo Sistema de Saúde da Marinha, com resolução de 80% dos casos clínicos sem necessidade de encaminhamento para atendimento secundário.
 
Dentre os atendimentos, foram contabilizadas ainda três intervenções em caráter de urgência odontológica a bordo, as quais permitiram a continuidade da operação sem necessidade de interrupção para a realização de evacuação aeromédica.
 
NPqHo “Vital de Oliveira” durante a comissão em proveito do LEPLAC