NPqHo “Vital de Oliveira” e IEAPM realizam a Comissão “Ressurgência III”

30/09/2021
 
Pesquisadores do IEAPM colhem amostras biológicas a bordo
do NPqHo “Vital de Oliveira”
 
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” regressou, em 15 de setembro, ao Complexo Naval da Ponta da Armação, em Niterói (RJ), concluindo a Comissão “Ressurgência III”. A comissão, que iniciou em 8 de setembro, contou com a participação de pesquisadores e militares do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que coletaram dados oceanográficos e acústicos a bordo de uma das mais modernas plataformas de pesquisa hidroceanográfica do País.
 
As pesquisas ocorreram do sul da ilha de Cabo Frio (RJ) até 50 milhas náuticas da costa (92 km), com lançamento de boia para captação das transmissões da fonte sonora, além da realização de 19 estações oceanográficas, que permitiram o estudo e análise das massas de água e dos perfis de temperatura, salinidade e clorofila em diversas profundidades.
 
Imagens de organismos registradas dentro do oceano
 
A equipe do IEAPM produziu imagens de plâncton em diversas camadas verticais do oceano. Os dados contribuirão para o estudo da propagação do som na água, fundamental para comunicação e posicionamento de submarinos.
 
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha