Pular para o conteúdo principal

NPaOc “Araguari” representa a Marinha do Brasil no Exercício Multinacional “Grand African Nemo 2022”

  • Publicado em 14/10/2022 - 19:49
  • Atualizado em 14/10/2022 - 20:03
Compartilhe:
Mentalidade Marítima
Militares realizam cerimonial à Bandeira nas proximidades
de Abidjã, Costa do Marfim
 
O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, desatracou, no dia 26 de setembro, da Base Naval de Natal, no Rio Grande do Norte, e iniciou seu deslocamento, a fim de participar da quarta edição do exercício multinacional “Grand African Nemo 2022”, que acontece no período de 7 a 19 de outubro, no continente Africano.
 
O exercício conta com a participação de marinhas dos continentes africano, europeu e americano, com o objetivo de incrementar a interoperabilidade entre as nações participantes, contribuindo para o aumento da segurança marítima e proteção contra a pirataria; o tráfico de armas e drogas; a pesca ilegal; e outras atividades ilícitas na região do Golfo da Guiné e áreas marítimas adjacentes. Neste ano, o navio brasileiro participará das atividades na área que compreende as costas da Guiné, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim e Gana.
 
NPaOc “Araguari” atracado no Porto de Abidjã, Costa do Marfim,
iluminado com as cores da Bandeira Nacional
 
No dia 6 de outubro, por ocasião do fundeio em águas jurisdicionais da Costa do Marfim, a tripulação participou de um cerimonial à Bandeira, marcando o final da travessia entre o Brasil e o continente africano. Ao pôr do sol, o navio exibiu as cores da Bandeira Nacional, destacando a presença brasileira em importante área do entorno estratégico brasileiro.

 

Compartilhe: