NPaOc “Araguari” realiza manobras com a Fragata Ligeira Furtiva “Courbet” da Marinha Nacional da França

08/06/2022
Capacitação
 
Militares da EqMan do NPaOc “Araguari” posicionam-se
para colocar peias e calços
 
O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, nas proximidades de Fortaleza (CE), exercícios de “Leap Frog” com Fragata Ligeira Furtiva (FLF) “Coubert”.
 
O exercício de “Leap Frog” consiste na aproximação lateral entre navios, no qual um deles encontra-se navegando em rumo e velocidade constantes e o outro realiza a aproximação, mantendo uma distância mínima de segurança. O “Leap Frog” tem por objetivo aprimorar as habilidades de manobra dos Oficiais de Quarto e das demais estações do navio envolvidas no exercício. O ponto alto do exercício ocorre quando ambos os navios se mantêm lado a lado, alinhados por, ao menos, cinco minutos, mantendo rumo e velocidade constantes. Na 1ª fase, a FLF “Courbet” aproximou-se do NPaOc “Araguari” e adestrou os militares de sua tripulação. Já na 2ª fase, foi a vez do NPaOc “Araguari” realizar a aproximação e adestrar os seus militares.
 
FLF “Courbet” e NPaOc “Araguari” lado a lado durante o exercício
 
Após este exercício, o NPaOc “Araguari” realizou operações aéreas com a aeronave francesa “Dauphin”, helicóptero orgânico do Porta-Helicópteros Anfíbio “Mistral”. Durante essas operações, foram realizados oito pousos e decolagens no convés de voo do NPaOc “Araguari”, proporcionando à Equipe de Manobra e Crache (EqMan/EqCrache) do navio, uma experiência de operar com uma aeronave estrangeira. Essas atividades marcaram o encerramento de uma das fases da Operação “Jeanne D’Arc 2022”, realizada pela Marinha Nacional da França, em Fortaleza, em conjunto com a Marinha do Brasil.