Navios da Operação “ADEREX-I” 2017 atracam em Santos (SP)

05/03/2017

 

Navios participantes da “ADEREX-I” 2017 durante atracação no Porto de Santos (SP)

 

Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, os navios participantes da Operação “ADEREX-I” 2017 atracaram no Porto de Santos (SP), onde foram abertos à visitação pública, nos dias 18 e 19 de fevereiro. Cerca de três mil pessoas puderam conhecer as características, funcionalidades e um pouco das tradições navais dos meios operativos.

A operação teve início em 14 de fevereiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), com os seguintes meios navais: Fragatas “Constituição”, “Independência” e “Rademaker”; Corveta “Barroso” e Navio Tanque Almirante “Gastão Motta”.

Durante a Operação foram realizados os seguintes exercícios: controle de avarias, simulando focos de incêndio e alagamento em compartimentos dos navios; trânsito com oposição de submarino, envolvendo os meios de superfície, dois helicópteros SH-16 e um avião P3-AM, simultaneamente; ações de busca ao submarino por meio de sonares dos navios e helicópteros; lançamentos de sonoboias e uso de detectores de anomalias magnéticas e ataques simulados utilizando torpedos dos navios e dos helicópteros.

 

 
Militar da Marinha com participantes da visita guiada