Navios da Marinha realizam em alto mar transferência de carga empregando aeronave SH-16, durante a Operação “Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida”

26/10/2020
 


Aeronave SH-16 (Seahawk) iniciando a retirada da carga a ser transportada
 
O Porta-helicópteros Multipropósito “Atlântico” realizou, em 22 de outubro, transferência de carga externa para o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, empregando a aeronave SH-16 (Seahawk), subordinada ao 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, a cerca de 90 quilômetros do litoral da praia de Jericoacoara (CE).
 
A transferência ocorreu durante a patrulha naval que os dois navios realizavam por ocasião da 4a fase da Operação “Amazônia Azul - Mar limpo é vida”, que tem o propósito de monitorar as áreas oceânicas e litorâneas atingidas pelo criminoso derramamento de óleo que atingiu, no ano de 2019, parcela significativa da Amazônia Azul. Na ocasião, os navios não observaram nenhuma anormalidade na área patrulhada.
 


Aproximação da aeronave SH-16 (Seahawk) junto ao NDM “Bahia”
para transferência da carga
 
A Marinha permanece monitorando as Águas Jurisdicionais Brasileiras, por meio do acompanhamento do tráfego marítimo e ação de presença, a fim de identificar qualquer presença de óleo que ameace o meio ambiente marinho.