Navios da Esquadra recebem mais de 33 mil visitantes no fim de semana

21/01/2020
 
Grupo com deficiência visual visita o NDM “Bahia”
 
Entre 17 e 19 de janeiro de 2020, mais de 33 mil pessoas compareceram aos portos de Maceió-AL, Recife-PE, Cabedelo-PB, Natal-RN e Fortaleza-CE durante visita aos navios da Esquadra que se encontravam atracados, ao participarem da terceira fase da Operação “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida!”.
 
A visitação pública foi uma das atrações principais do fim de semana para as famílias. Em Fortaleza, Clair Batalini levou o filho João, de cinco anos, pra conhecer o Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM) “Bahia”, navio com o maior número de visitações (16.752 pessoas). “O sonho dele é ser militar e consegui trazê-lo, pela primeira vez, em um navio de guerra. Já que o João tem essa vocação, é bom que tenha contato desde cedo com as Forças Armadas”, disse. O Capitão de Corveta (RM1-T) Osevan levou ainda mais gente.“Trouxe meu filho, meu neto de 13 anos e minha nora para passear e conhecer o ”Bahia”. Meu neto saiu encantado, querendo seguir carreira. É a primeira vez que ele visita um navio desse porte”, declarou.
 
O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”, Capitânia da Marinha do Brasil, atracado em Maceió, também recebeu público expressivo, acima de 11 mil visitantes. O Navio-Tanque (NT) “Almirante Gastão Motta”, em Recife, e as Fragatas “Constituição”, em Cabedelo, “União” e “Liberal”, em Natal, também estavam abertos ao público. Entre os diferentes grupos que conheceram os navios, teve destaque um Grupo do Instituto dos Cegos de Fortaleza, que realizou uma visita com reconhecimento tátil do NDM “Bahia”.
 
Durante a fase de porto, no dia 17, os navios conduziram cerimonial à Bandeira comentado, com o arriamento da Bandeira Nacional ao pôr do sol, com a presença de autoridades civis e militares locais. Na ocasião, os convidados fizeram uma visita guiada e conheceram diferentes estações de bordo, bem como se interaram sobre as ações da Marinha do Brasil, em prol da Operação “Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!”.
 
Após esse período de porto, os navios da Esquadra desatracaram, no dia 20 de janeiro, para mais uma etapa de ações de monitoramento e exercícios no mar, contribuindo também para a formação dos 244 aspirantes embarcados, como parte da Operação “Aspirantex - 2020”. Antes do regresso ao Rio de Janeiro, no próximo dia 30, os navios ainda visitarão os portos de Salvador-BA e Vitória-ES.
 
Visitantes formam filas para conhecer os navios da Esquadra
 
Na capital alagoana, mais de 11 mil pessoas visitaram o PHM “Atlântico”