Navios da Esquadra Brasileira atracam em portos do Nordeste para “Aspirantex”

17/01/2020
 
PHM “Atlântico” abrirá para visitação pública no Porto de Maceió-AL
 
Os navios da Esquadra Brasileira atracaram, nesta quinta-feira (16), em portos dos cinco estados da área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, por ocasião da “Aspirantex 2020”, que integra a 3ª fase da Operação "Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!".
 
Os portos de Maceió-AL, Fortaleza-CE, Cabedelo-PB, Natal-RN e Recife-PE receberam, respectivamente, o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”; o Navio Doca Multipropósito “Bahia”; a Fragata “Constituição”; as Fragatas “Liberal” e ”União”; e o Navio-Tanque "Almirante Gastão Motta”, que promoverão visitações nos terminais portuários.
 
Durante a operação, os navios realizam diversos exercícios de caráter estritamente militar, em atividades inerentes às tarefas básicas do Poder Naval, com ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras , a fim de contribuir para a orientação dos Aspirantes do 2º ano da Escola Naval na escolha pelo Corpo e Habilitação Militar, assim como, familiarizá-los com a vida no mar.
 
Ao todo, participam da operação cerca de 2.900 militares, incluindo 244 Aspirantes, distribuídos pelos diversos navios participantes.
 
Fragata “Constituição” atracou no Porto de Cabedelo-PB