Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” inicia a Operação "Obangame Express 2022"

21/02/2022
Operações
NPaOc “Amazonas” inicia a travessia para o porto de Walvis Bay, na Namíbia

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, iniciou, em 15 de fevereiro, a Comissão “Obangame Express 2022”, deixando o Rio de Janeiro (RJ) e tendo como próximo destino a cidade de Walvis Bay, na Namíbia.

O exercício “Obangame Express 2022” tem o propósito de treinar os países africanos da costa ocidental e central para fortalecimento da segurança marítima na região do Golfo da Guiné, por meio de adestramentos de simulação de combate à pesca ilegal, à poluição no mar, à pirataria, ao terrorismo, e de busca e salvamento.

A operação é conduzida pela Marinha dos Estados Unidos da América e conta com a participação do Brasil, da Espanha, da Holanda, da Itália, de Portugal, além de outros 25 países. A região do Golfo da Guiné tem especial interesse para o Brasil, pois, além de fazer parte do entorno estratégico brasileiro, registra diversas ocorrências que acarretam uma conjuntura de insegurança marítima.

O NPaOc “Amazonas” realizará ação de presença, estreitamento dos laços de amizade com os países visitados e promoverá a interoperabilidade e a proficiência regional marítima no Golfo da Guiné.