
NPqHo “Vital de Oliveira” recebe alunos do Profesp em Rio Grande–RS
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” realizou, no período de 19 a 24 de abril, sua primeira atracação no Porto de Rio Grande-RS desde o início de sua operação na Marinha do Brasil.
Além de ser sede do Comando do 5° Distrito Naval, a cidade de Rio Grande tem importância para o desenvolvimento da Oceanografia no Brasil, possuindo o curso de graduação mais antigo do País nesta área de conhecimento, ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande–FURG, desde 1970.
Como forma de reverenciar a FURG pelo seu 50º aniversário comemorado neste ano, o navio recebeu a visita de professores e alunos do Instituto Oceanográfico da FURG e realizou visita às instalações da Estação Marinha de Aquacultura mantida pela mesma universidade na praia do Cassino.
No período em que o navio esteve atracado, foram recebidos 442 pessoas a bordo durante a visitação pública e em visitas específicas, como a dos membros do Projeto Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), mantido pela FURG, que tem objetivo atender jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e desenvolver mentalidade marítima e ambiental. Também visitaram o NPqHo “Vital de Oliveira” alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp) da Estação Naval do Rio Grande, que atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos moradores de áreas vulneráveis e atua como instrumento de inclusão social.

Jovens assistidos pelo Projeto CCMar visitam o NPqHo “Vital de Oliveira”
