Navio de Apoio Oceânico “Mearim” realiza inspeção naval em fronteira marítima e exercícios de operações aéreas

04/08/2020
 
Aeronave 7050 do EsqdHU-51 em faina de VERTREP durante vertrep c
om o NApOc “Mearim”
 
O Navio de Apoio Oceânico NApOc “Mearim” realizou, entre os dias 21 e 23 de julho, ações de presença e inspeção naval na fronteira marítima no Chuí-RS. As ações contribuíram para a fiscalização da segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica, e foram executadas em coordenação com um navio da Armada Uruguaia, a Fragata ROU01 Uruguay, que também efetuou atividades semelhantes no lado uruguaio.
 
As ações conjuntas com Marinhas amigas, como a Uruguaia, proporcionam o intercâmbio de informações e capacitações de militares, além de contribuir para as relações diplomáticas entre os dois países.
O NApOc “Mearim” realizou, também, no regresso, exercícios de operações aéreas, pick up e vertrep, com a participação da aeronave 7050, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51). O exercício ocorreu em proveito da manutenção da qualificação das tripulações do navio e do Esquadrão, nas referidas manobras, mantendo continuamente elevado o grau de prontidão dos meios navais e aeronavais empregados na jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval.
 
NApOc “Mearim” durante regresso após realizar inspeção naval
na fronteira