MB, Soamar-Manaus e institutos realizam mais uma edição do Projeto de “Oftalmologia Humanitária” no interior do Amazonas

08/06/2022
Cuidando da nossa gente
Militares da Marinha, Soamarinos e médicos voluntários de Universidades Federais, Institutos e empresas privadas reunidos durante o embarque.
 
O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, suspendeu, em 29 e maio, do cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM) com destino aos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e Novo Airão (AM) para a realização de mais uma edição do Projeto de Oftalmologia Humanitária. Há seis anos a Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Manaus prestam apoio ao projeto criado na década de 90 pelo Instituto da Visão, pela Fundação Piedade Cohen, médicos voluntários das Universidades Federais do Amazonas e de São Paulo e empresas privadas do seguimento de lentes de correção.
 
O projeto já realizou mais de 20 mil atendimentos de oftalmologia, distribuíram mais de 20 mil óculos e realizaram mais de duas mil cirurgias de catarata e pterígio, somente no interior do Amazonas.
 
O NAsH “Soares de Meirelles” realiza o transporte logístico dos equipamentos de última geração utilizado durante a cirurgia, transporte de médicos, anestesistas e enfermeiros voluntários, além de realizar os atendimentos na área de saúde da população local. Atendimentos médicos, enfermagem, laboratoriais, dentistas e vacinação serão realizados pela equipe de saúde do navio e da Policlínica Naval de Manaus.