Operações

Navio-Patrulha “Guajará” em abordagem a navio na área de fundeadouros de Santos (SP)
O Comando do 8º Distrito Naval, em conjunto com órgãos governamentais, realizou ações da Operação “Ágata”, no período de 14 a 16 de fevereiro, no Porto de Santos (SP). A Operação visa coibir a ocorrência de crimes transfronteiriços e ambientais, garantir a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar e propiciar interoperabilidade e integração entre entes governamentais.
Paralelamente às atividades de Patrulhamento e Inspeção Naval, nos canais de acesso ao porto e áreas dos fundeadouros, foram realizados mergulhos em busca de materiais ilícitos fixados nos cascos de navios mercantes e inspeção ambiental.

Aviso de Patrulha “Espadarte” e Lancha da Polícia Federal realizam segurança da área de mergulho durante inspeção
Durante a operação, uma embarcação de transporte de passageiros foi apreendida por transgressões ao previsto na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e, também, por prática de mergulho irregular.
Além do Navio-Patrulha “Guajará”, do Aviso de Patrulha “Espadarte” e do Grupo de Mergulho do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, subordinados ao Comando do 8º Distrito Naval, também participaram da operação a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ibama, a Santos Port Authority (Autoridade Portuária por meio da Guarda Portuária) e o 3º Batalhão da Polícia Ambiental (Polícia Militar do Estado de São Paulo).
