Marinha realiza limpeza de praias no Norte e Nordeste do País durante campanha “Combate ao Lixo no Mar”

19/02/2021
Militares recolhem resíduos em praia de Belém (PA)
 
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) e a Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AgOiapoque) realizaram limpeza de praias nos estados do Pará, do Amapá e do Maranhão, no dia 13 de fevereiro, em alusão à campanha “Combate ao Lixo no Mar”, executada em todo o Brasil, durante a Operação “Verão 2020-2021” – Todos por uma Navegação Segura. A ação visou à promoção da conscientização sobre a proteção ambiental e a segurança da navegação, além de divulgar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e estimular outras ações de combate à poluição marinha.
 
Na Praia Grande e na Praia do Amor, no distrito de Outeiro, em Belém (PA), as atividades foram realizadas durante as Inspeções Navais, com o recolhimento de mais de 30 sacos de lixo, totalizando 950 quilos de resíduos. Já Praia da Fazendinha, na orla de Macapá (AP), dez militares da CPAP recolheram 5 sacos de lixo, totalizando 500 quilos de lixo. No Oiapoque (AP), a equipe de Inspeção Naval orientou a comunidade marítima e fluvial a manter a limpeza do Rio Oiapoque, alertando sobre o papel de cada um na prevenção da poluição no ambiente marinho.
 
Marinha mobiliza militares na preservação de
praias, rios e lagos em Macapá (AP)
 
No Maranhão, 12 militares da CPMA orientaram a população de São Luís, Raposa e Barreirinhas quanto à necessidade de mares e rios limpos e seguros e à conscientização do correto descarte do lixo, e recolheram 17 sacos de resíduos das praias.
 
As ações das organizações militares seguiram todos os protocolos das autoridades sanitárias estabelecidas durante a pandemia da Covid-19.