Marinha realiza cerimônia de assinatura do contrato de construção das Fragatas “Classe Tamandaré”

05/03/2020

 

Autoridades durante cerimônia
 
A Marinha do Brasil assinou, na tarde de hoje (5), o contrato de construção das Fragatas “Classe Tamandaré”. A cerimônia, realizada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, foi presidida pelo Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, entre outras autoridades.
 
O Comandante da Marinha destacou, em sua Ordem do Dia, que a celebração do contrato é um marco importante para o Programa “Classe Tamandaré”, que resultará na construção, inicialmente, de quatro navios, no Brasil, com elevada densidade tecnológica, com previsão de entrega entre 2025 e 2028. “Adicionalmente, cabe destacar que o Programa `Classe Tamandaré´tem como alguns de seus alicerces a produção de navios com elevados índices de conteúdo local; a inserção da mentalidade de gestão do ciclo de vida; e um caráter de autossustentabilidade, estando inserido no Programa Estratégico de Construção do Núcleo do Poder Naval”.
 
Dentre os benefícios do Programa, é importante destacar a transferência de conhecimento e de tecnologia. A construção dos navios em território nacional contribuirá para o aprimoramento da manutenção de meios navais, fomentará a indústria nacional de defesa, gerando empregos diretos e indiretos para os brasileiros.
 
O Programa Classe “Tamandaré” resulta de uma necessidade imediata de renovação dos meios navais da Esquadra, visando incrementar a capacidade de defesa (monitoramento e proteção) da “Amazônia Azul”.