
Dando prosseguimento à comissão “Volta às aulas”, a Marinha realizou, de 24 a 26 de março, no município de Curralinho (PA), na Ilha do Marajó (PA), ações de prevenção, conscientização e outras iniciativas em prol da segurança da navegação. Aproximadamente 330 pessoas receberam instruções, por meio de palestras sobre práticas individuais e coletivas, que promovam a prevenção de acidentes, como o escalpelamento.
As ações foram promovidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental com apoio da Prefeitura Municipal de Curralinho, da Secretaria de Saúde do Estado do Pará, da Secretaria de Educação do Estado do Pará, da Organização Não-Governamental Amigos Voluntários do Pará, e a Secretaria de Estado de Assistência Social. Foi empregado o Aviso Auxiliar “Breves”, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Foram mobilizados 15 militares.
Durante a atividade, que já percorreu os municípios de São Sebastião da Boa Vista e Curralinho, foram doados 35 coletes salva-vidas; instaladas 25 coberturas de eixo de motores em pequenas embarcações da região; distribuídas 100 toucas para mulheres e crianças prenderem os cabelos; doação de 200 livros em escolas onde ocorreram palestras; entregues panfletos e cartazes educativos em portos e locais com maior fluxo de circulação de pessoas.
Também foram realizados 16 atendimentos de serviços de regularização de documentação das embarcações e de condutores, como segunda via da carteira marítima, transferência de jurisdição da Caderneta de Inscrição e Registro, inscrição de embarcação, renovação de título de embarcação, transferência de propriedade de embarcação e vistoria.
A ação tem como objetivo combater os acidentes da navegação, estimulando a edificação da mentalidade fluvial junto a comunidades ribeirinhas, por meio de iniciativas voltadas para a segurança da navegação, prevenção da poluição, a salvaguarda da vida humana, de seus tripulantes, passageiros e cargas.