Marinha promove mostra de artes em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil

10/11/2021
 
Inauguração do evento no São Luís Shopping, no Maranhão
 
Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) e a Sociedade Amigos da Marinha do Estado (Soamar-MA) promoveram, no período de 4 a 7 de novembro, mostra de artes sobre o fim da França Equinocial, no São Luís Shopping, no Maranhão. Em paralelo, também ocorreu, no dia 4, uma palestra sobre o tema, proferida pelo professor Ramsés Magno, no auditório da Universidade CEUMA.
 
Durante os eventos, foi explicada como ocorreu a expulsão dos franceses do Maranhão, bem como a participação de Jerônimo de Albuquerque, militar, e primeiro brasileiro a comandar uma força naval para defender o Brasil, sendo grande herói no contexto da França Equinocial. A mostra de artes e a palestra contribuíram para elucidar fatos históricos, remontando a história maranhense, ligados a fatos da Independência do Brasil, como a fundação e urbanização da cidade de São Luís e, posteriormente, a adesão do Estado do Maranhão à Independência do Brasil.
 
Estiveram presentes membros da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Maranhão, do Corpo de Bombeiros Militar, do Sindicato das Agências Marítimas, da Soamar-MA, da Empresa Maranhense de Administração Portuária - Porto do Itaqui, além de civis e militares da CPMA.
 
Palestra no auditório CEUMA