Marinha promove dia de conscientização ambiental para estudantes

08/11/2019
 
Marinha do Brasil proporcionou a primeira visita
 dos jovens do Profesp ao Projeto Tamar
 
“Conhecer para conscientizar” é a expressão que melhor traduz a finalidade da visita, no dia 28 de outubro, de 66 estudantes do Programa Forças no Esporte (Profesp) ao Projeto Tamar, na Praia do Forte-BA. Em Salvador-BA, o Profesp é nucleado pelo Grupamento de Fuzileiros Navais (GptFNSa).
 
O passeio proporcionou, de maneira didática e lúdica, a apresentação do trabalho de preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, realizado pelo Tamar há mais de 40 anos, e que busca proporcionar a consciência para a preservação ambiental.
 
A aluna Nalanda Fernandes Lima, de 13 anos, participa, há um ano e meio, do Profesp e afirmou ter ficado encantada com a maneira como os monitores cuidam dos animais, o que permitiu a reflexão sobre atitudes tomadas em relação à natureza. Durante a visita, a jovem manifestou o desejo de servir à Marinha e assim poder contribuir para a preservação da “Amazônia Azul”.
 
Para o Comandante do GptFNSa, Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Soares, a ação vai além do aspecto recreativo. “Nesse período em que o País vive grandes desastres ambientais, é fundamental promover esse tipo atividade para as crianças e adolescentes que, por conta de suas situações de vulnerabilidade social, muitas vezes desconhecem trabalhos dessa magnitude. A pretensão é que, a partir desse conhecimento, eles possam disseminar a importância da proteção à vida marinha, e consequentemente, da nossa ‘Amazônia Azul’ ”, concluiu.