Pular para o conteúdo principal

Marinha promove curso de formação de aquaviários a indígenas em Novo Airão-AM

  • Publicado em 27/06/2018 - 21:11
  • Atualizado em 27/06/2018 - 21:14
Compartilhe:
 
Indígenas da etnia Waimiri Atroari que participaram do curso
 
O Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), promoveram o Curso de Formação de Aquaviários-Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas Nível 1 para 29 indígenas da etnia Waimiri Atroari da comunidade Curiau, no município de Novo Airão, no Amazonas, no período de 12 a 16 de junho.
 
Os certificados de conclusão do curso foram entregues no dia 23 e junho. Para o indígena Wiribia Orencio Waimiri, o curso esclareceu as normas da Lei de Segurança na Navegação. “Foi muito importante para aprendermos a navegar com segurança nos rios. Antes, não tínhamos esse conhecimento, tínhamos essa visão, mas, precisávamos aprender as normas corretas”, afirmou.
 
O curso teve o propósito de qualificar os indígenas para a função de Patrão de embarcações empregadas na navegação interior, como em lagos, rios e também no apoio portuário fluvial. Durante o curso, foram ministradas noções de navegação, marinharia, meio ambiente, prevenção da poluição hídrica, primeiros socorros e motores a combustão.
 
A especificidade do Curso de Formação de Aquaviários para os povos indígenas contribui para o aperfeiçoamento da arte de navegar, essencial aos habitantes da Amazônia, além de incrementar a Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana e o contribuir para a prevenção da poluição nos rios.
 
Além de representantes da CFAOC, a solenidade também contou com a presença de lideranças indígenas, representando cada tribo local da etnia Waimiri Atroari.
 
Wiribia Orencio Waimiri, primeiro colocado no curso, recebe o certificado do Curso de Formação de Aquaviários

Compartilhe: