Marinha promove ações de combate e prevenção ao escalpelamento no Pará

02/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
Militar da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental instala
cobertura de eixo de motor de embarcação
 
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) promoveu, no período de 20 a 29 de agosto, ações de enfrentamento ao escalpelamento na capital paraense e no interior do Estado do Pará, alusivas ao Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, celebrado no dia 28 de agosto.
 
Em Breves (PA), foram realizadas, gratuitamente, 60 coberturas de eixos de motor de embarcações artesanais, que são utilizadas como meio de transporte pela população ribeirinha. Na ocasião, também foram doados cem coletes salva-vidas, toucas de proteção de cabelo oferecidas pela Sociedade Amigos da Marinha no Pará, além de proferidas palestras educativas sobre o assunto, alcançando 125 pessoas. As atividades ainda contaram com apoio de representantes da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, da Cruz Vermelha e da Secretaria de Saúde do Estado do Pará.
 
Mulher recebe touca de proteção de cabelo para
prevenir acidente de escalpelamento
 
Como parte das ações, militares da CPAOR estiveram presentes na orla de Belém e no Terminal Hidroviário da cidade para conscientizar tripulantes e passageiros sobre os riscos de acidentes para aqueles que navegam com o eixo exposto. Mais de mil pessoas foram orientadas e receberam panfletos educativos sobre as recomendações para evitar o escalpelamento.