Marinha participa da Operação “Mar de Minas”

13/09/2022
Operações
Equipe da DelFurnas em ação durante a operação
 
No início de setembro, a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) realizou uma Operação Interagências no Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo e a maior extensão de água de Minas Gerais, conhecido como “Mar de Minas”.
 
A operação contou com a participação da Polícia Federal, da Receita Federal, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e do Departamento Penitenciário e Sistema Socioeducativo.
 
Na ocasião, foram realizadas ações de fiscalização do tráfego aquaviário e patrulhamento nos principais atrativos turísticos do “Mar de Minas”, onde se concentra o maior fluxo de embarcações de transporte de passageiros e de esporte e/ou recreio.
 
A área de operações compreendeu os municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio (MG). A ação teve como propósito a integração de esforços entre instituições, nas respectivas esferas de atuação, visando à otimização do combate a ilícitos, nos quais se enquadram as infrações previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA).
 
Durante a operação foram realizadas ações de inspeção naval

A DelFurnas realizou 60 abordagens de embarcações, 11 notificações, 1 apreensão e 18 testes de alcoolemia, 2 com resultado acima do nível permitido, cujos condutores foram encaminhados à Autoridade Policial.