Marinha e Soamar-PA conscientizam sobre prevenção ao escalpelamento durante Operação “Verão 2020-2021”

21/01/2021
 


Militar da Marinha entrega touca de proteção para mulher ribeirinha
 
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou, no período de 6 a 18 de janeiro, com apoio da Sociedade Amigos da Marinha Pará (Soamar-PA), diversas ações de conscientização, combate e prevenção ao acidente de escalpelamento na região do Marajó, no Pará. As atividades ocorreram em proveito da Operação “Verão 2020-2021”, com objetivo de intensificar as fiscalizações nos rios e mares para evitar acidentes. Na ocasião, a Marinha abordou 40 embarcações e doou 50 coletes salva-vidas, oferecidos por empresas parceiras da CPAOR.
 
Dentre as ações, militares da Marinha realizaram 12 palestras de orientação para moradores das cidades de São Sebastião da Boa Vista, Ilha de Paquetá, Ponta de Pedra, Muaná e Ilha Canaã. Também foram doadas toucas e tiaras para a comunidade ribeirinha feminina a fim de contribuir para a locomoção segura nas embarcações. O material doado foi produzido pela Soamar-PA, que ainda colaborou para a distribuição de panfletos educativos de prevenção ao acidente de escalpelamento, que consiste no arrancamento brusco do couro cabeludo, devido ao cabelo se enrolar nos eixos e partes móveis dos motores.
 
A Marinha ainda realizou a instalação de 59 coberturas de eixo gratuitamente e participou de programas de rádios locais para ampliar a difusão do conhecimento, a fim de evitar o acidente de escalpelamento, além de informar os serviços prestados pela Capitania na prevenção deste tipo de fatalidade.
 


Militar da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental realiza
cobertura de eixo em embarcação ribeirinha