Marinha do Brasil realiza planejamento inicial da Operação UNITAS Lant LX / Amphibious - 2019

03/04/2019
 
Momento da assinatura do “Memorandum of Understanding (MOU)”, Memorando de Entendimento, entre os países participantes da UNITAS 2019, marcando o final da IPC
 
A Marinha do Brasil (MB) promoveu, entre os dias 18 e 21 de março, a “Initial Planning Conference” (IPC), Conferência Inicial de Planejamento, da “UNITAS Lant LX/ Amphibious – 2019”. O evento aconteceu no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML) e reuniu militares do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai.
 
O Comando da 2ª Divisão da Esquadra assumiu o planejamento da operação, que será sediada e liderada, em agosto deste ano, pelo Brasil. O objetivo do exercício é preparar os países participantes para realizarem, de forma integrada e rápida, ações de assistência humanitária em resposta a desastres naturais ou provocados pelo homem.
 
A UNITAS é o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos Estados Unidos da América, realizado desde 1959, e ocorre no formato anfíbio desde 2008. Esse ano, contará com a participação de unidades navais, aeronavais e aéreas do Brasil e da Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Também estarão presentes delegações da Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai.