Marinha do Brasil realiza o Seminário “Mulheres, Paz e Segurança”

18/03/2020
 
Evento contou com palestras de especialistas
 
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) e do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), realizou, no dia 12 de março, o Seminário “Mulheres, Paz e Segurança: 20 anos da agenda da Resolução ONU 1325 e os 40 anos da mulher na Marinha”. O evento teve o propósito de discutir os avanços e desafios nos tempos atuais sobre a real inclusão das mulheres e a relevância de seu papel em todos os setores da sociedade, em períodos de paz ou de conflito.
 
A ocasião também marcou o lançamento do livro “Operações de Paz de Caráter Naval: Ameaças e desafios para a paz no mar”. O evento reuniu autores da publicação, que versa sobre as ameaças no ambiente marítimo, os desafios de se conduzir a paz no mar e o ensino e treinamento das forças navais.

Uma homenagem à Contra-Almirante (Md) Dalva, primeira mulher a assumir o posto de oficial-general no Brasil, também foi realizada na ocasião. Em seguida, foram iniciados os painéis reunindo mulheres de destaque da Marinha do Brasil e da sociedade civil, especialistas nos temas em pauta: “Mulheres, Paz e Segurança: 20 anos da agenda da Resolução ONU 1325” e “40 anos da mulher na Marinha”. Os participantes, após assistirem aos painéis, puderam interagir com as palestrantes por meio de um sistema eletrônico de debates.
 
O COpPazNav da Marinha do Brasil, estabelecido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), é a unidade de treinamento da MB para operações de paz, particularmente aquelas de caráter naval, como a executada pela Força-Tarefa Marítima na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL). O Centro, cujo curso internacional possui certificação da ONU, exerce forte atuação na questão de gênero, tendo já realizado três edições do Estágio de Operações de Paz para Mulheres.
Seminário teve como propósito debater sobre a inclusão das mulheres e a relevância de seu papel em todos os setores da sociedade