Marinha do Brasil participa do “JAMCAM 2020”

17/01/2020
Organizadores do “JAMCAM 2020” com militares da Capitania Fluvial do Rio Paraná, na cerimônia de abertura do evento
 
A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) com a Sociedade Amigos da Marinha de Cataratas participaram do JAMCAM 2020 (16º Jamboree Scout Interamericano e 3º Camporee Scout Interamericano), um acampamento de escoteiros de diversos países das Américas, no período de 4 a 10 de janeiro de 2020.
 
O evento é considerado o maior já realizado no Brasil e reuniu cerca de oito mil escoteiros de várias regiões do País e de outros 20 países das Américas, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
 
A Marinha do Brasil esteve presente no lago durante todo o evento, não apenas cumprindo o protocolo de segurança da navegação e salvaguarda da vida humana, mas também participando ativamente do acampamento. Alguns escoteiros foram premiados com um passeio pelo lago na embarcação da Marinha, a “Corvina”, recebendo instruções de segurança da navegação e um breve histórico da atuação Marinha na região. Ainda na margem do lago, militares deram instruções básicas de navegação de embarcação a remo.
 
Já no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (CECONFI), palestras sobre o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) foram ministradas no estande da Marinha, com exposição, inclusive de maquete da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). O local foi sede de oficinas dentro dos eixos de Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura, Paz e Compreensão e Sustentabilidade e Saúde. Estas atividades buscam inserir o jovem como protagonista no cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. A próxima edição do JAMCAM acontecerá em 2023 nos Estados Unidos da América.
 
Escoteiros premiados com passeio pelo lago de Itaipu a bordo da embarcação “Corvina”